27 março, 2025

CASTELLO BRANCO, Camillo -
D. ANTONIO ALVES MARTINS : Bispo de Vizeu.
Esboço biographico. Por... Segunda edição. Porto, Livraria Internacional de Ernesto Chardron - Casa Editora - Lugan & Genelioux, successores, 1889. In-8.º (19x12,5 cm) de 36 p. ; B.
Apontamento biográfico de D. António Alves Martins (Alijó, 1808 - Viseu, 1882), Bispo de Viseu, mas também professor, jornalista e político, em segunda edição. A primeira, publicada pela Viúva Moré, data de 1870.
"É agradavel e não commum esboçar alguns traços da vida de um varão benemerito, cujos antepassados, praticando obscuramente o bem, nos não intimam o dever de lhes attribuir ou inventar proezas civicas. Em tempos não remotos, quando era costume inculcar ou explicar, pelo decoro da stirpe, virtudes ou heroismos, raro biógrapho se sahia limpa e airosamente de ao pé do berço humilde do seu heroe. [...] Homens d'este vulto, per si mesmo nobilitados, não se procuram no berço: é em meio de nós, é desde o momento que os vimos receber da gratidão publica os titulos da sua nobreza."
(Excerto da Abertura)
"O snr. D. Antonio Alves Martins, doutor na faculdade de theologia, bispo de Vizeu, par do reino e ministro de estado honorario, nasceu na Granja de Alijó, provincia de Traz-os-montes, aos 18 de fevereiro de 1808. Modesta abundancia e laboriosa probidade - excellencias congeneres da profissão agricultora - honravam e felicitavam a familia que procede o snr. bispo de Vizeu.
Dado que a sua iniciação a estudos superiores não levasse o intento posto em determinado destino, motivos, em que talvez seria grande parte a obediencia, moveram o moço de deseseis annos a entrar na Terceira Ordem de S. Francisco, chamada na Penitencia, cuja casa capitular era em Lisboa."
(Excerto do Esboço)
Exemplar não muito bem conservado: capas vincadas, com cortes e pequenas falhas de papel; páginas sujas, sobretudo na primeira parte do livro. Em suma, exemplar de leitura aceitável.
Invulgar.
Com interesse histórico e biográfico.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário