02 março, 2025

MOREIRA, Dr. Eurico Tavares -
TRANSPORTES ENTRE AS DUAS MARGENS DO TEJO E NO CONCELHO DE ALMADA.
Tése apresentada ao 1.º Congresso Nacional de Transportes. Relator:... Almada - Fevereiro de 1939. Camara Municipal de Almada. [Lisboa], A Rápida : Papelaria, Tipografia e Encadernação, 1939. In-8.º (22x16 cm) de 12 p. ; B.
1.ª edição.
Interessante trabalho apresentado ao I Congresso Nacional dos Transportes, evento promovido por iniciativa do jornal Diário de Notícias e da Câmara Sindical dos Agentes e Importadores de Automóveis do Porto.
Com interesse para a região conhecida por "Margem Sul", tantas são as referências a zonas, vilas e cidades que a compõem, e em particular para o concelho de Almada.
Opúsculo curioso e muito invulgar, não mencionado na base de dados da Biblioteca Nacional.
"No pequeno âmbito que uma notícia pode comportar, quando destinada a um Congresso onde certamente se vão debater com amplitude grandes problemas sôbre transportes, nos seus mais variados aspectos, não cabem explanações sôbre um ponto restrito, que, embora à primeira vista pareça só interessar a um reduzido sector do nosso paiz, respeita a quasi todo o sul e mesmo a uma parte da Espanha.
Antes, porém, de abordar o assunto, embora superficialmente como dissemos, permitam V. Ex.ªs que lhes recorde alguns dos clássicos princípios que os tratadistas apresentam ainda hoje, como aqueles em que se pode e deve assentar um consciente estudo sôbre transportes: Tais são:
Velocidade
Preço
Regularidade
Segurança
Comodidade"
(Excerto de I - Condições gerais)
"Demorando um pouco a vista no mapa de Portugal, e raciocinando sôbre êle, sem esfôrço se verifica a excepcional importância da sua situação. E o Concelho testa de uma importante rêde de estradas que, de ligação em ligação, convergem no pontal de Cacilhas, vindas dos confins da Andaluzia, do Algarve, do Baixo e parte do Alto Alentejo. Não se tornaria necessário mais nada, para lhe determinar a importância.
Porém, quizeram as circunstâncias que, além da sua situação, as belezas naturais viessem avolumar ainda as suas já excepcionais condições.
As importantes indústrias tradicionais do Concelho, subsidiárias da sua principal riqueza agrícola - vinha - tais como as tanoarias e os armazens de vinhos para exportação, juntam-se as fábricas de cortiça, juntam-se as fábricas de cortiça, moagem, conservas, cerâmica, ólios, cal, dinamite, explorações florestais e seus derivados, com os gigantescos depósitos de gazolina e petróleo das Emprezas "Shell" e "Sonap", mostram, em rápidos traços, o panorama da grande importância industrial do Concelho. [...]
As belezas naturais do nosso Concelho, com as suas extensas praias da Costa de Caparica e da Trafaria, entre as quais se estende um formoso pinhal do Estado, o castelo de Almada, miradouro natural sôbre Lisboa, dominando o estuário do Tejo... [...]
A língua de areia que une, nas marés baixas, a Tôrre do Bugio à terra firme, permitiu o milágre, talvez único no mundo, da existência de uma praia fluvial - a Cova do Vapor - a poucas dezenas de metros de uma praia oceânica, a Lisboa-praia."
(Excerto de II - Situação especial do Concelho de Almada)
Índice:
I - Condições gerais. II - Situação especial do Concelho de Almada. III - Vias de comunicação do Concelho: a) Terrestres; b) Aquática. IV - Os meios de transporte colectivos que servem o Concelho. V - Consequências - Aumento populacional - Turismo. VI - Conclusões.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis, com vincos.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário