MAGALHÃES, Justino Pereira de - LER E ESCREVER NO MUNDO RURAL DO ANTIGO REGIME. Um contributo para a história da alfabetização e da escolarização em Portugal. Prefácio de António Nóvoa. Braga, Universidade do Minho : Instituto de Educação, 1994. In-4.º (23x17 cm) de [V], [1], 595, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Obra de fôlego, importante contributo para a história da alfabetização em Portugal. Trata-se da dissertação de doutoramento do autor no Ramo de Educação, na Área de Conhecimento de História da Educação, apresentada na Universidade do Minho.
Livro ilustrado no texto com quadros, gráficos e reprodução de assinaturas - marcas de "alfabetização" - de setecentos e oitocentos.
"Portugal país de analfabetos é um tema recorrente da nossa indignação como educadores, e da nossa incompreensão face à persistência de um fenómeno que gerações sucessivas quiseram resolver; mas não souberam ou puderam... Hoje e ontem. Os reformadores do final do século passado acordaram do seu sonho escolar, repentinamente, com a revelação dos números do Censo da População de 1890: 5 milhões de portugueses, 1 milhão e alfabetizados. Gritou-se então contra o déficit intelectual, um déficit que atingia 80% da população: 4 milhões de analfabetos. Mais tarde, por meados do século XX, tornar-se-à dominante a imagem de um país que se encontra na "cauda da Europa". Por aqui se explicaram, quase sempre, os atrasos de Portugal: para uns era preciso começar pela educação como forma de assegurar o desenvolvimento, para outros só o crescimento económico traria a melhoria dos níveis educativos. Uns e outros coincidiam na interrelação estreita entre a alfabetização e desenvolvimento. [...]
Estas duas convicções (alfabetização = desenvolvimento e alfabetização = escolarização), tão arreigadas na nossa maneira de pensar a história e a educação, são postas em causa, a vários títulos, pela tese revolucionária de Justino Magalhães. De forma serena, paciente, meticulosa, o autor aborda uma argumentação sólida sobre a leitura e a escrita no mundo rural do Antigo Regime..."
(Excerto do Prefácio)
Índice:
Prefácio | Introdução | I. Parte - Uma história da alfabetização em vias de renovação: A) Sobre a problemática histórica, sociológica e antropológica da escrita. B) História da alfabetização - problemas, métodos, resultados. C) Ler e escrever em Portugal no Antigo Regime. II. Parte - Um contributo metodológico e substantivo para a história da alfabetização e da escolarização no mundo rural do Antigo Regime em Portugal: D) Problemáticas, fontes e método. E) Aplicação e estudos de caso [Pico - Açores] ((Couto) de Ronfe / Poiares - Freixo de Espada-à-Cinta. F) Da alfabetização à escolarização - estudos exploratórios. | Conclusão | Bibliografia | Manuscritos | Anexos | Índice de autores.
Justino Pereira de Magalhães. (n. 1953). "Professor catedrático jubilado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Concluiu o(a) Título de Agregado em Agregação em História da Educação e da Pedagogia em 2000/10 pelo(a) Universidade do Minho, Doutoramento em Doutoramento em História da Educação em 1994/07 pelo(a) Universidade do Minho, Mestrado em Provas de Aptidão Pedagógica em 1989/05 pelo(a) Universidade do Minho, Licenciatura em Graduate - History em 1978/07 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Docteur em Estágio de Investigação History, Language and Education, sob orientação de Peter Burke em 2008 pelo(a) University of Cambridge Emmanuel College e Docteur em Pós-doutoramento sob orientação de Roger Chartier (Professeur au Collége de France) em 2010/07 pelo(a) Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. É Investigador no(a) Universidade de Lisboa Centro de História e Investigador no(a) Universidade de Lisboa, Instituto de Educação."
(Fonte: https://www.cienciavitae.pt/portal/2919-3D7C-E886)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
25€
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