VIEIRA, Eugénio - O FILHO. Original de... Novela Portuguesa Ilustrada N.º 1. Desenhos de Cunha Barros. Gravuras de Bordalo Pinheiro. [Lisboa], Edição e propriedade de Adolpho de Mendonça, Ltd., [1925]. In-8.º (16,5x13 cm) de 36 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante novela realista, verídica de acordo com o autor, sobre a vida e faina dos Avieiros, os pescadores do Tejo.
Ilustrada com dois bonitos desenhos em página inteira de Cunha Barros (1878-1972), ilustrador e publicitário, que também assina a capa.
"Um pouco acima da, ainda agora tão senhorial, e por isso mesmo tão profundamente adormecida, que parece morta, vila de Muge, quem, pelo olhar, tirar uma recta de oitocentos metros a partir da esquina norte da fachada do palacio dos duques de Cadaval, encontrará, por certo, atravessando as vinhas, e um pouco abaixo do chamado Caes do Sabugueiro, uma reintrancia, onde o rio se divide em dois pequenos braços, por meio de uma linguasinha de terra. [...]
A historia que vai proseguir podia, se não fôsse veridica, dar-se em qualquer ponto do pitoresco scenário paisagistico, que vai de Valada a Muge, subindo o Tejo, faxa ribeirinha onde abundam os pescadores de tôldo, mas colocou-se exactamente onde se passou, não tanto por uma questão de amor á côr local como de culto á verdade."
(Excerto a Novela)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
15€
Sem comentários:
Enviar um comentário