10 dezembro, 2024

GONÇALVES, Flávio -
DUAS NOTAS VILACONDENSES
. Porto, [s.n. - Tip. Minerva - Vila do Conde], 1980. In-4.º (24,5x17,5 cm) de 18, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Interessante estudo icónico-religioso com interesse para a história de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, publicado em separata do Boletim Cultural, n.º 6, do Ginásio Clube Vilacondense.
Ilustrado com 4 estampas em página inteira:
- Vila do Conde. Capela de S. Roque. Peanha do púlpito dos princípios do século XVI...;
- Vila do Conde. Capela de S. Roque. Peanha do púlpito (outro aspecto);
- Póvoa de Varzim. Museu Municipal de Etnografia e História. Pintura de Santa Clara de Assis;
- Caen (França). Museu de Belas Artes. Pintura flamenga dos princípios do século XVI, representando O Calvário, que pertenceu ao mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde.
"A capela de S. Roque, em Vila do Conde, foi levantada logo após a mortífera peste que, em 1580, assolou o nosso país. No meio de tamanha desgraça e aflição, com fé se invocaria a protecção de S. Roque - ao tempo considerada de grande eficácia contra o terrível flagelo. Passada a epidemia, à custa do povo se construiu a capela, em cujo exterior, na fachada principal, se colocou uma lápide recordando a tragédia daquele ano (para os portugueses tão dramático ainda noutros aspectos) de 1580.
Assim, causa verdadeira surpresa, dentro da dita capela, a peanha de granito do seu púlpito, esculpida num estilo que, sem sombra de dúvida, se insere nas obras que pelos começos do século XVI os artistas galegos e biscainhos executaram em várias povoações do Entre-Douro-e-Minho."
(Excerto do estudo)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário