14 dezembro, 2024

MORENO, Humberto Baquero -
A ACÇÃO DOS ALMOCREVES : no desenvolvimento das comunicações inter-regionais portuguesas nos fins da Idade Média
. Porto, Brasília Editora, [1979]. In-8.° (19,5x13,5 cm) de 97, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso estudo histórico-etnográfico sobre os almocreves, mercadores que ao longo da Idade Média comerciavam os seus produtos de terra em terra.
Ilustrado com um mapa de Portugal em página inteira com trajectos utilizados pelos almocreves - "Algumas linhas de transporte de peixe e sal, do litoral para o interior (Séculos XIV e XV)" - encontrando-se assinalados os seguintes núcleos populacionais: Lisboa; Santarém; Leiria; Buarcos; Coimbra; Aveiro; Porto; Guimarães; Chaves; Bragança; Lamego; Viseu; Guarda; Marvão; Arronches; Elvas; Montemor-o-Novo; Évora; Noudar; Beja; Lagos; Faro; Tavira; Setúbal.
"O papel dos almocreves na circulação interna portuguesa já foi bem sublinhado pelo Prof. Jorge de Macedo, ao salientar que assentava neles «a coluna vertebral das comunicações interiores por terra». A sua existência entre nós, desde os primórdios da nacionalidade, aparece comprovada através de inúmeros forais, o que por certo faz pressupor o seu valor e a sua importância na vida económica das autarquias locais. Apresentando-se de início com uma organização menos estruturada, observa-se, contudo, uma melhoria acentuada, no âmbito das suas atribuições, à medida que o tempo vai avançando. Em Portugal atingem uma expressão digna de nota nos séculos XIV e XV.
A que atribuir o papel relevante dos almocreves nas comunicações internas do nosso País? - Por certo, a um complexo de factores que vão desde a mobilidade, capacidade de adaptação ao solo e relativa rapidez de deslocação dos animais de carga utilizados nos transportes, até à deficientíssima rede vial existente em Portugal."
(Excerto do Cap. 1)
Humberto Carlos Baquero Moreno (Lisboa, 1934 - Porto, 2015). "Foi um professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto que se destacou no campo da história de Portugal, deixando uma extensa e valiosa obra histórica, que ultrapassa as três centenas de títulos."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário