30 dezembro, 2024

SILVA-GONÇALVES, C. da -
REFLEXÕES POLÍTICAS.
Na posse da Comissão Ultramarina da Liga dos Antigos Graduados da M. P. em 19 de Maio de 1970. RESERVADO. Lisboa, Edições "Facho" - Liga dos Antigos Graduados da M. P., 1970. In-8.º (21x15 cm) de 61, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Considerações de índole reservada a propósito do rumo político do regime em relação às províncias ultramarinas, em guerra desde 1961, tendo em vista a Paz.
Exemplar valorizado pela dedicatória autógrafa do autor a Jorge Botelho Moniz (1898-1961), importante figura do regime do Estado Novo.
"Gostaria de aproveitar esta singela cerimónia para, com base no que vimos, ouvimos e aprendemos no trabalho da Comissão, durante quase dois anos, alinhar algumas reflexões de ordem política. Não como porta-voz de um partido político que não somos e nunca pretendemos ser, nem como representante de um grupo de pressão da extrema-direita que alguns mal intencionados, fantasiosa e fraudulentamente, pretendem ver em nós. Mas, em toda a sinceridade - e no conhecimento dos prejuízos que, na nossa terra, tais posições nos costumam acarretar - apenas, a título exclusivamente pessoal, como cidadãos conscientes, como estudiosos da cousa política, como homens impregnados de fervor patriótico, como pessoas que afeiçoaram a sua vida à luz de um ideal superior de Serviço Nacional, como portugueses respeitadores das instituições e seguidores de Marcello Caetano, como membros de uma Comunidade que ambicionamos Maior, Melhor, mais Justa e mais Unida."
(Excerto de III - Reflexões de ordem política... - Não somos um partido)
Índice:
I - Enquadramento. II - Comissão Ultramarina? III - Reflexões de ordem política. A conquista da Paz: a Rectaguarda. IV - Reflexões de ordem política. A conquista da Paz: a Frente. V - Reflexões de ordem política. O desenvolvimento. VI - Reflexões de ordem política. A integração nacional. VII - Reflexões de ordem política. A próxima revisão da Constituição. VIII - A concluir.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário