PIMENTA, Alfredo - O COMUNISMO, INIMIGO N.º 1. Pôrto, Enciclopédia Portuguesa, Limitada, 1941. In-8.º (19,5x13,5 cm) de 12 p. ; B.
1.ª edição independente.
Libelo anti-comunista originalmente publicado em A voz, Porto, distribuído por dois artigos: 28 de Junho; 3 de Julho de 1941. "Aponta o comunismo como o principal inimigo da Europa e da civilização ocidental".
Opúsculo dado aos prelos pelo autor, - historiador e polemista, conhecido germanófilo, - em plena Segunda Guerra Mundial, durante a "Operação Barbarossa" - nome de código da invasão da União Soviética pelas Potências do Eixo, com início a 22 de junho de 1941.
«O Comunismo é a grande heresia da nossa Idade»
Salazar
"Não nos deixemos arrastar levianamente pelas impressões de momento, e mantenhamos, nos nossos juízos, a calma, e a consciência de nós próprios.
Como nos três anos ásperos e difíceis de 1936 a 1939, a Civilização cristã e europeia está em guerra com o Comunismo bárbaro e destruidor. [...]
No desgraçado conflito que, há dois anos, se desencadeou, Portugal declarou-se neutro, como os seus mais altos interesses determinavam. Neutro se tem mantido. Que a Providência olhe por nós e nos permita que sempre neutros nos mantenhamos, não só por nós, mas até pelos outros.
É certo que a nova guerra germano-soviética é considerada, pelos velhos beligerantes, como simples modalidade ou fase da guerra germano-inglesa.
Tenham êles o critério que lhes aprouver, - que nada nos impede de nós termos o nosso critério. [...]
Se há três anos nos manifestamos anti-comunistas, com maior calor nos devemos manifestar agora, porque já oiço vozes burguesas, não digo defender o Comunismo, mas atenuar a sua eficácia, diminuir a sua influência e proclamar até que está muito modificado!
Já oiço proclamar Staline campeão da Liberdade, e não demorará muito que mo não apresentem como defensor da Civilização cristã e da liberdade dos povos!"
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Vincado.
Raro.
Com interesse histórico.
25€
Sem comentários:
Enviar um comentário