FLAMMARION, Camille - OS HABITANTES DOS OUTROS MUNDOS. Traducção do tenente Moraes Rosa. VI - Bibliotheca d'Educação Nacional. Lisboa, Empreza do Almanach Encyclopedico Illustrado - Editores-Proprietarios Abel d'Almeida & C.ª, 1909. In-8.º (18x11,5 cm) de 149, [3] p. ; E.
1.ª edição.
Curioso estudo sobre o "desconhecido astral", com interesse e importância para a bibliografia dos temas "Astronomia" e "Ficção Científica".
"A astronomia abrange, no seu estudo, o conjuncto do universo. Sem a astronomia, é impossivel discorrer com exactidão sobre qualquer coisa, seja sobre philosophia, sobre religião ou mesmo sobre politica.
A humanidade terrestre não é a unica familia do Creador; o principio e o fim da Terra não são o principio e o fim do mundo; em uma palavra, os principios, que julgámos absolutos, não são mais do que relativos, e uma nova philosophia, grande e sublime, se levanta, por si mesma, sobre o moderno conhecimento do Universo.
Tratarèmos, neste livro, do que de mais racional se pode dizer sobre a natureza e sobre as faculdades dos habitantes dos outros mundos. Ha muito tempo que os homens dos outros planetas são outros tantos pontos de interrogação, arrogantemente apresentados perante o espirito do philosopho e do pensador. Ha muito tempo que elles inquietam a nossa alma investigadora, sem deixarem cahir nas nossa mãos a chave da sua mysteriosa existencia. Alem disso, sendo a questão enigmatica, é, precisamente, por essa circumstancia, que tem attrahido o interesse e curiosidade de muita gente."
(Excerto de I - Os habitantes dos outros mundos)
Indice:
Cap. I - Os habitantes dos outros mundos. II - Inferioridade dos habitantes da Terra. III - A humanidade collectiva. IV - Appendice. | Curiosidades scientificas: - Como se pésa a Terra; - Como se medem as distancias da Terra á Lua e da Terra ao Sol; - Como se medem as distancias da Terra aos outros planetas e ás estrellas.
Camille Flammarion (1842-1925). "Denominado
"Poetas das Estrelas", "Poeta da Astronomia" ou "Poeta dos Céus",
Nicolas Camille Flammarion nasceu em Montigny-le-Roi, uma zona
localizada a Leste, no interior de França, no dia 26 de fevereiro de
1842. Criança com aptidões excecionais, com 16 anos, depois de ter
escrito uma Cosmogonia Universal de 500 páginas, foi admitido no
Observatório de Paris. Mais tarde fundou e dirigiu o Observatório de
Juvisy, tendo também sido o fundador da Sociedade Francesa de
Astronomia. Célebre como astrónomo, pelas suas pesquisas relativas a
estrelas duplas e múltiplas e a topografia de Marte, foi nomeado
Comandante da Legião de Honra, uma das maiores condecorações
não-militares de França. Espírita convicto e amigo próximo de Allan
Kardec, conta entre as obras de que foi autor, uma considerável e rica
produção espírita."
(Fonte: https://feportuguesa.pt/180-anos-sobre-o-seu-nascimento-camille-flammarion/) Encadernação editorial em vermelho com ferros gravados a seco e a negro e branco nas pastas e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Carimbo oleográfico da Livraria Esteves - Portalegre na f. rosto.
Muito invulgar.
25€
Sem comentários:
Enviar um comentário