01 março, 2019

VASCONCELLOS, Faria e - O PESSIMISMO (semeiologia e therapeutica). Castello Branco, Typ. de Arthur Silva, 1902. In-8.º (20,5cm) de 96, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante ensaio socio-psicológico sobre o pessimismo. Publicado em Castelo Branco, trata-se da segunda obra do autor; a primeira, foi a dissertação académica o O Materialismo Historico e a Reforma Religiosa do Seculo XVI (1900).
"A historia da humanidade é a historia da dôr. Todos os problemas sociaes se synthetisam n'esta grande verdade. É que a dôr é uma lei natural da vida, como o prazer o é tambem.
No grandioso palco do coração e da vida estes dois phenomenos são os grandes protagonistas do emocionante e gigantesco drama da civilisação, os meneurs suggestionadores dos grandes acontecimentos, os prophetas de todas as revoluções, como na scenographia feerica na natureza as trevas e a luz são as mysteriosas forças do inimitavel concerto do Universo.
O prazer e a dôr são os passe-partouts prodigiosos por meio dos quaes o espirito humano póde entrar nos inumeraveis appartements do immenso Vaticano da Historia. Assim é que desde a antiguidade, a dôr e o prazer, o optimismo e o pessimismo teem sido os verdadeiros instrumentos registradores. [...]
O problema social da felicidade humana, o enygma do destino foi em todos os tempos e em todos os logares a causa das angustias moraes, das morbidas agitações, das extranhas producções intellectuaes que teem convulsionado as massas gritantes d'uma dôr emorme nas suas estrondosas lamentações.
É esta sede de ideal insatisfeito que origina o mal estar de que o pessimismo é a expressão."
(Excerto da 1.ª parte da obra)
António de Sena Faria de Vasconcelos Azevedo ou simplesmente Faria de Vasconcelos (1880-1939). "Bacharel em leis formado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1901). Partiu para Paris e depois para a Bélgica, tendo feito o doutoramento em Ciências Sociais na Universidade Nova de Bruxelas. Tornou-se professor universitário e um prestigiado pedagogo ou pedagogista associado ao movimento Escola Nova."
(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos.
Raro.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário