18 março, 2019

RODRIGUES, Capt. Adriano - APÓSTOLOS! Porto, Emp. Indust. Gráfica do Porto, 1926. In-8.º (19,5cm) de 342, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória manuscrita do autor.
"A história que vou contar-vos é o resumo pálido da vida de um alto espírito nado em Fonte-Sol (terras de Trás-os-Montes).
Alma verdadeiramente livre, isenta de tôdas as prisões do Efémero, alma aberta a tõdas as dores e a todos os risos, humanos e desumanos, listrada pela luz de tôdas as quimeras e o som de tôdas as harpas, o conhecimento que possui do Homem e da Vida vai muito àlém das verdades actuais das quais sorri um sorriso triste e grave.
A memória que tem, prodigiosa floresta viva, guarda, como grande arca antiga, tudo quanto um dia e algures atingiu a sua hiper-sensibilidade de vidente.
Alma sempre à tona dos lábios sensuais e do olhar casto, sem véus, sem reticências, jàmais seus pensamentos puros se macularam com um rancor.
O seu verbo, cheio de ritmo, é transparente, impregnado de Sol, de flores e espirituais clarões, correndo e cantando como a água de certos regatos cristalinos meio-boémios.
Tem o gesto suave, as atitudes humildas, a figura bíblica, e tão depressa prende sua atenção aos céus como a uma maravalha imperceptível do chão."
(Excerto do Prefácio)
"Chama-se Basílio e nasceu em Terras de Trás-os-Montes, numa daquelas aldeias de boa gente primitiva, franca e sóbria, meio selvagem, misto inverosímil da candura dos anjos, da paixão dos torrões, da lascivia do bode e da manha da raposa...
Terras que são viveiros seguros, inexauríveis, de grandes figuras brônzeas no dia em que Portugal regressar ao logar que lhe compete na vanguarda das Nações civilizadas.
Fonte-Sol é o nome da aldeia e outro não há mais poético e criador em Portugal. Situada no regaço duma concha verde, circundada por velhos, copados castanheiros, em cujos troncos grossos, ôcos, o rapazio joga as escondidas, Fonte-Sol era então, como ainda hoje, uma pequena colmeia de algumas dúzias de casas em tôrno da igrejita branca."
(Excerto do Cap. I, Infância)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas oxidadas.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário