21 março, 2019

HERCULANO, A. - DA ESCHOLA POLYTECHNICA E DO COLLEGIO DOS NOBRES. Por... (Deputado pelo Porto). Lisboa: Na Typographia da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis. 1841. In-fólio (31,5cm) de 19, [1] p.
1.ª edição.
Opúsculo publicado a propósito do Projecto de Lei apresentado por José Manuel Botelho, Deputado por Lamego, que contemplava a extinção da Escola Politécnica e o restabelecimento do Colégio dos Nobres, intenção que contrariava, e muito, a ideia que Alexandre Herculano tinha da utilidade de um e outro estabelecimento de ensino, e que o levou a refutar com fina ironia, ponto por ponto, os fundamentos do projecto, defendendo a manutenção da Escola Politécnica.
Trata-se de uma das mais antigas e interessantes obras do insígne historiador, com relevância para a história da instrução em Portugal, e que não mais viria a ser reeditada.
"Em tres pontos se divide a questão alevantada pelo projecto de lei do Senhor Deputado por Lamego ácerca do restabelecimento do Collegio dos Nobres, e destruição da Eschola Polytechnica: - questão sobre a origem da dotação em bens da fazenda, que passou daquelle para este instituto; - questão da importancia litteraria relativa entre ambos; - questão d'economia, quanto á despeza que faziam os estabelecimentos supprimidos pela creação da Eschola, comparada com a que esta faz actualmente á nação.
Principal e importantissima chama o Auctor da Analyse á primeira: aqui dá elle no vinte, com uma singelesa e verdade evangelicas: nisto se resume toda a grita e matinada erguida contra a Eschola Polytechnica. Reconheço que é duro ver resolver em fumo á roda de nós commodos, regalos, prós e precalços: d'ahi nascem em grande parte os pleitos civis. Quem gosava os proventos da propriedade mal possuida, não deixa de lamentar-se, estorcer-se, e raivar, quando chega o dia da justiça. Na mesma Camara onde appareceu o engraçadissimo projecto de foraes, em que se dizia que a extincção delles era um roubo, devia ser appresentado outro em que se dissesse que a extincção do Collegio dos Nobres era um sacrilegio. Com o restabelecimento das ordenanças, o cyclo dos poemas heroi-comicos dos donatarios da corôa ficava completo: berço de purpura e ouro para a infancia; bailes, esgrima e equitação para a juventude; bastão de alcaide ou capitão-mór para a idade grave, eis uma vida de invejar, e ao mesmo tempo de honra e gloria para a Patria. [...]
Mas, deixando estas reflexões tristes, que não produzem senão calumnias covardes e insultos insolentes para o triste que ousa faze-las na sinceridade do seu coração, venhamos ao primeiro ponto da questão, principal e importantissimo segundo o Auctor da Analyse."
(Excerto do Cap. I)
"A questão da Eschola Polytechnica e do Collegio dos Nobres resume e representa a questão immensa do systema d'instrucção nacional que hade ser, e da instrucção excepcional que foi e é; questão entre a educação e melhoramento dos agricultores, dos artifices, dos fabricantes, e a propagação dos causidiacos, dos casuistas, dos pedantes; questão entre o trabalho e o ocio; questão entre a granja e o côro da sé; entre a palheta do estampador e a metaphora do sermão; entre a machina do vapor, e o provará do rabula. Por isso, ella é uma grave e importante questão."
(Excerto do Cap. II)
Exemplar desencadernado, conforme saiu dos prelos, por aparar, em bom estado de conservação. Com dois pequenos orifícios na f. rosto. Vinco horizontal, sensivelmente a meio do livro, como se em tempos houvesse sido dobrado ao meio.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário