08 março, 2019

METODO PRATICO DO FOOT-BALL. "Rugby" e "Associação" ou "Soccer". Lisboa, Edição da Tipografia de Francisco Luís Gonçalves, [191-]. In-12.º (15cm) de 62, [2] p. ; il. ; B. Biblioteca Desportiva e de Recreio, II
1.ª edição.
Curiosíssimo manual prático sobre futebol, publicado na segunda década do século XX (ca. 1916), quando o desporto dava os seus primeiros passos entre nós. Trata-se de uma obra algo naïf se visto à luz dos nossos dias, sendo, salvo melhor opinião, a primeira que sobre este tema, com estas características, se publicou no nosso país. Inclui uma breve introdução às regras do rugby (ou râguebi), apenas com a finalidade de diferenciar este desporto do «footbal association».
O vocabulário inclui grande variedade de anglicismos e galicismos, relativos sobretudo aos termos técnico-tácticos do jogo, e à descrição e apreciação do desporto em geral.
Ilustrado no texto com um croquis esquemático e desenhos exemplificativos da "atitude" competitiva, tanto para o guarda redes como para os jogadores de campo.
"O notavel e sempre crescente incremento que desde ha anos vem tomando entre nós o foot-ball, fez que nos déssemos a coligir dos melhores autores estrangeiros e da propria pratica o que êste interessantissimo genero de sport reune de mais util.
Reconhecidos convenientes todos os jogos sportivos que a Inglaterra se tem dado á elevada missão de difundir, é força confessar que o foot-ball ocupa entre êles, pela liberdade salutar dos movimentos, pelo meio onde se exerce, um dos primeiros logares na educação física do individuo, desenvolvendo-o, e constituindo ao mesmo tempo uma diversão imensamente aprazivel. [...]
De facto, os que desconhecem em absoluto o foot-ball supõem-no um divertimento brutal, sem atractivos nem interesse.
E todavia, quanto é curioso observar êsses individuos quando pela primeira vez assistem a um match!
Irresistivelmente atraídos, fascinados, assistem ao decorrer do match, seguindo com a mais crescente anciedade e interesse todas as peripecias, todos os lances dêsse jogo que, momentos antes de entrarem no ring, não desdenhavam ferir com sarcasmos e risos motejadores.
Agitam-se, gesticulam, levantam-se, sentam-se para se tornarem a levantar; soltam exclamações; teem frases de desespero ou entusiasmo, segundo as fazes e consoante o seu grau de interesse por êste ou aquele jogador, sem descriminar équipes; proferem frazes de incitamento, e terminam por discutir vivamente, como verdadeiros conhecedores e interessados.
Quando saem do campo dão o seu dia por muito bem empregado.
E assim é, com efeito.
Assim se explica o numero sempre crescente de novos inscritos nos diferentes clubs existentes e a sua prosperidade, onde a par da grande quantidade de foot-ballistas se contam valiosos captains e distintos goal-keepers, forwards, half-backs e backs.
Sendo, pois, o foot-ball um jogo reconhecidamente util, pena é que não o adoptem todas as escolas, devendo os governos tornar obrigatorio o seu uso, em especial no exercito, onde todos os exercicios sportivos prestam no estrangeiro tão bons serviços, exercendo-o quotidianamente, no intuito de levantar energias e crear homens fortes.
No fott-ball existem todas estas virtudes inapreciaveis a par da educação da disciplina, da abnegação e do sacrificio, ao mesmo tempo que se perde a pusilanimidade.
Já o disse algures um dos grandes mestres: «o foot-ball é um jogo de tão pouco interesse, que o final dum campionato faz alterar um horário de caminhos de ferro».
Com a publicação do presente livrinho visamos um fim: provocar o gosto pelo foot-ball, desenvolver a cultura por esse genero de sport, que melhor se adapta aos nossos costumes."
(Excerto do Intróito)
Indice: - Introito. - Breve noticia sobre a origem do «Foot-Ball». - «Rugby» e «Associação» ou «Soccer». - Fato do jogador. - A higiene do jogador. - O jogo. - Jogadores. - Os Forwards. - Os half-backs. - Os backs. - O goal-keeper. - Conclusões. - Alguns artigos do Regulamento do jogo. - Vocabulario.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa com gravura e ferros gravados a seco e a ouro e negro.
Raro.
Com interesse histórico.
A BNP dá notícia da obra, não tendo no entanto registado qualquer exemplar.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário