29 março, 2019

VILELA, A. Lôbo - O DESTINO HUMANO. Rio de Janeiro, Editorial Inquérito, 1941. In-8.º (19cm) de 269, [3] p. ; B. Col. Ensaistas Contemporâneos
1.ª edição.
"Aqui tens, caro leitor, magnífico repositório de argumentos e conclusões pertinentes ao problema instante e, por assim dizer, máximo em função de consciência humana - a sobrevivência e imortalidade da alma.
Com invejavel paciência e superior critério analítico, só presumíveis nos legítimos pioneiros da Verdade em marcha a seu tempo, e para o seu tempo, o autor condensou nestas páginas o que de melhor se pudera recolher nos vastos quão fecundos campos da Palingenésia em seu tríplice aspecto: filosófico, científico, religioso. [...]
Ao Espiritismo, em sua feição actualizada, fortalecida pela técnica experimental, directa, objectiva, estaria reservada a glória de rasgar o velarium da metafísica.
O fenómeno das materializações concretas perdeu o caracter sobrenatural, estupefaciente e gerador de teorias mais ou menos hipotéticas e abstrusas, para tornar-se apanágio de lei universal."
(Excerto do Prefácio)
Índice:
Prefácio. Pórtico. I - A crença na imortalidade. II - O culto dos mortos. III - A crença na ressurreição. IV - A natureza da alma. V - A vida póstuma. VI - Manifestações espiritas. VII - A tradição palingenésica. VIII - As provas da palingenésia. IX - Conhecimentos inatos. X - O problema do mal. XI - A Regressão da memória.
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capas escurecidas. Mancha de humidade à cabeça, transversal a toda a obra. Recortes de jornais sobre fenómenos "inexplicáveis" no verso da f. rosto e página seguinte.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário