10 março, 2019

NEWALL, F.S.A., R. S. - STONEHENGE : Wiltshire. By... Ministry of Works : Ancient Monuments and Historic Buildings. London, Her Majesty's Stationery Office, 1955. In-8.º (21cm) de 23, [1] p. ; [4] p. il. ; [1] mapa (62x49cm) ; B.
Curiosa monografia sobre Stonehenge, local misterioso, para muitos, mágico, desde sempre motivo de peregrinação de verdadeiras legiões de seguidores do seu "poderio ancestral", historiadores e curiosos.
Edição inglesa, ilustrada em separado com fotogravuras do monumento impressas sobre papel couché, e um mapa de grandes dimensões com o levantamento pormenorizado do conjunto megalítico.
"Quase nada do que se sabe é absolutamente certo e existem, ainda hoje, muitas teorias diferentes sobre diversos aspectos, incluindo a origem do seu nome. A opinião mais consensual é que a palavra Stonehenge vem do inglês arcaico “stan” (pedra) e “hencg” (eixo) ou “hen(c)en” (pendurar, pendurado, forca). Ou seja, entende-se que o seu nome terá vindo da ideia de pedras organizadas em volta de um eixo ou do facto de haver pedras suspensas umas nas outras.
Esta estrutura é formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter 5 metros de altura e pesar quase 50 toneladas. A sua construção teve 3 períodos diferentes:
- O Período I (cerca de 3000 a.C.), quando o monumento Stonehenge não passava de uma simples vala circular com cerca de 100 metros de diâmetro, dispondo de uma única entrada. Internamente, erguia-se um banco de pedras e um santuário de madeira, tudo eventualmente rodeado por um círculo exterior de 56 postes de madeira.
- Durante o Período II (2150 a.C) deu-se a mudança do santuário de madeira, a construção de dois círculos de pedras azuis (coloridas com um matiz azulado), o alargamento da entrada, a construção de uma avenida de entrada marcada por valas paralelas alinhadas com o Sol nascente do primeiro dia do Verão (Solstício), e a erecção do círculo externo, com 35 enormes pedras. As grandes pedras azuis, que pesam quatro toneladas, foram transportadas das montanhas do País de Gales a cerca de 240 km a Norte!?
- No Período III (2075 a.C.) derrubaram-se as pedras azuis e foram levantadas outras gigantescas pedras (megalíticos). Estas, medindo em média 5,49 metros de altura e pesando cerca de 25 toneladas cada, foram transportadas do Norte por 19 km. Entre 1500 a.C. e 1100 a.C., cerca de 60 das pedras azuis foram restauradas e erguidas num círculo interno, com outras 19, colocadas em forma ferradura, também dentro do círculo.
Há muito de fascinante e misterioso em Stonehenge: a orientação das pedras em relação ao nascer e ao pôr do sol. Ainda hoje não se sabe se isso se deve ao facto dos construtores virem de uma cultura que prestava culto ao sol ou porque toda a estrutura seria um enorme calendário astronómico.A forma intrigante como algumas das pedras gigantescas e pesadíssimas foram transportadas de tão longe e como foram feitos os buracos no solo para as colocar, utilizando apenas ferramentas feitas com chifres e ossos. Estima-se que as três fases da construção requereram mais de trinta milhões de horas de trabalho.
As teorias actuais a respeito da finalidade de Stonehenge sugerem que este monumento foi utilizado para observações astronómicas e funções religiosas (incluindo eventuais sacrifícios humanos).
(Fonte: http://www.fotoviajar.com/inglaterra/stonehenge-monumento-megalitico-excursoes-londres)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário