04 março, 2019

GALLIS, Alfredo - A AMANTE DE JESUS. (4.ª edição). Lisboa, Livraria Clássica Editora de A. M. Teixeira & C.ª (Filhos), 1927. In-8.º (19cm) de 312 p. ; B.
Curioso romance biográfico de Jesus Cristo por Alfredo Gallis - apreciado autor de literatura erótica no final do século XIX, princípio do século XX - que oferece uma perspectiva mais "terrena" da vida do Messias. Durante o Estado Novo, os livros de Gallis seriam banidos pelo regime - proibidos e destruídos.
"Aos vinte seis dias do mês de janeiro do ano de mil oitocentos e noventa e três, da era cristã em que Jesus de Nazareth, carpinteiro na Galileia (Ásia Menor), foi injustamente executado em Jerusalém, no suplício da Cruz, por ordem do Senedrim sancionada por Pôncio Pilatos, governador da Judeia e delegado de Tibério, imperador dos romanos; principiei a escrever êste livro que dedico às almas boas e justas e às considerações daqueles que admitem que o amor, êsse velho sonho de Platão, nunca pôde ser indiferente, ainda aos maiores astros que teem iluminado com os deslumbrantes fulgores da sua luz o caminho infinito da humanidade.
Por muito tempo, justo é dizê-lo, lutei com a consciência sôbre se devia ou não, lançar êste trabalho à consideração dos homens.
Não porque êle venha qual perdão de revolta abalar crenças ou destruir princípios, mas porque, raptando por assim dizer a doce personalidade de Jesus ao dogma da Igreja, apresento-o ao mundo na modesta simplicidade da sua existência, tôda paz, tôda bondade, tôda perdão, e mais do que nunca, - tôda humana."
(Excerto do Proémio)
Índice:
Prémio. Parte I. I - A caravana. II - Jerusalém (o Templo e o sacerdócio). III - Jesus no Templo (Cláudia e Nicodemus.) IV - Maria de Magdala. V - Cláudia e Jesus. VI - Jesus regressa à Galileia (no poço de Jacob). Parte II. Jesus na Galileia. I - Suas afirmações e ideias acêrca do reino de Deus. II - Maria na Galileia. III - Propaganda de Jesus (sua acção milagrosa, indiganação em Capharnaum, suas máguas; o grande amor de Maria, notícias de Jerusalém). IV - A paixão de Judas de Karioth. Parte III. A grande luta. I - Em Jerusalém. II - Maria e Cláudia. III - No Pórtico de Salomão. IV - Última viagem de Jesus. V - Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. VI - A vingança de Judas. VII - Jesus salva o cristianismo (a sua prisão). Parte IV. A Via Dolorosa. I - O processo do grande homem. II - A solenidade da Páscoa. III - O grande crime. IV - A relíquia santa.
Joaquim Alfredo Gallis (1859-1910). "Mais conhecido por Alfredo Gallis, foi um jornalista e romancista muito afamado nos anos finais do século XIX, que exerceu o cargo de escrivão da Corporação dos Pilotos da Barra e o de administrador do concelho do Barreiro (1901-1905). Usou múltiplos pseudónimos, entre os quais Anthony, Rabelais, Condessa do Til e Katisako Aragwisa. Desde muito jovem redigiu artigos e folhetins em jornais e revistas, entre os quais a Universal, a Illustração Portugueza, o Jornal do Comércio, a Ecos da Avenida e o Diário Popular (onde usou o pseudónimo Anthony). Como romancista conquistou grande popularidade, especializando-se em textos impregnados de sensualismo exaltado que viviam das «fraquezas e aberrações de que eram possuídas, eram desenvolvidas entre costumes libertinos e explorando o escândalo». Escreveu cerca de três dezenas de romances, por vezes publicados com o pseudónimo Rabelais. Alguns dos seus romances têm títulos sugestivos da sensualidade que exploram, nomeadamente Mulheres perdidas, Sáficas, Mulheres honestas, A amante de Jesus, O marido virgem, As mártires da virgindade, Devassidão de Pompeia e O abortador. É autor dos dois volumes da História de Portugal, apensos à História, de Pinheiro Chagas, referentes ao reinado do rei D. Carlos I de Portugal.”
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos.
Raro.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário