16 março, 2019

LIMA, J. M. Pereira de - IBEROS E BASCOS. Paris-Lisboa, Livraria Aillaud, 1902. In-8.º (20cm) de 332 p. ; mto il. ; E.
1.ª edição.
Interessante estudo sobre os povos que habitaram a Península Ibérica. Trabalho muito curioso, e de certa forma insólito, dada a convicção do autor relativamente à Atlântida e o seu "naufrágio", que aliás ilustra com uma carta batimétrica desdobrável do Atlântico Norte, assinalando o "continente desaparecido". Trata-se talvez do único trabalho com estas características e sobre este vasto tema que se publicou entre nós, e não mais seria reimpresso.
Bonita publicação, integralmente impressa sobre papel couché, muito ilustrada com belíssimos desenhos, quadros, mapas (2 desdobráveis) e fotogravuras ao longo do texto, sendo que alguns estão reproduzidos em página inteira.
"Portugal e Hespanha, as duas nações que possuem os territorios da peninsula, que vão dos Pyrenéos até ao Atlantico e Mediterraneo, têm a mesma communidade ethnica, e portanto a mesma communidade historica, nas suas origens primévas.
Não se póde assim pretender a feitura da historia antiga d'uma das duas nações irmãs, sem entrarmos nos dominios da outra.
Se mesmo a antiga divisão geographica chamada «Lusitania» não corresponde, senão em parte, aos limites geographicos, que a nação portugueza se assignou, como área da sua individualidade independente.
Differentes raças imigrantes, ou invasoras, expandiram-se por toda a peninsula iberica, dispersando-se de tal fórma, que dizer o seu habitat, marcar o seu estadio, assignalar uma chronologia mais ou menos certa, designar o grau especifico da sua civilisação, é o mesmo que esboçar a prehistoria, ou assentar a historia antiga, dos dois reinos peninsulares.
Se difficilimas são as investigações sobre o homem prehistorico, terciario ou quaternario, difficeis são tambem os estudos concludentes em affirmações exactas, e ás vezes sómente provaveis, quanto aos habitantes protohistoricos d'uma determinada região. [...]
Aqui e ale respigamos o que podemos, para chegarmos á convicção de que os primitivos habitantes da peninsula, os Iberos, cuja epave viva são os Bascos, pertenceram a uma raça asiatica, que emigrou antes dos aryanos. [...]
Emittindo o nosso parecer sobre a chamada «questão basca» estamos convencidos, que ella forma a «questão ethnographica iberica», e que a solução d'aquella, e portanto d'esta ultima, estão as principaes bases da historia dos primévos da nossa peninsula.
E assim, no que se segue, nós pretendemos deduzir:
- «que Iberos e Bascos fôram os primitivos habitantes da peninsula iberica;
- «que os prohistoricos da Iberia, ou os Iberos e Bascos, são um ramo ethnico da raça Turaniana, a qual precedeu as invasões Aryanas;
- «que Iberos e Bascos fôram, pelo menos, coêvos dos Atlantas, admittindo, com o maior numero de probabilidades scientificas e tradicionaes, a existencia da Atlantida;
- «que o estudo da lingua basca não só prova as suas affinidades aryanas com as linguas dos grupos finno-ural e caucasico, mas tambem com o grupo japonico, e com as linguas dos indigenas da America do Norte, confirmando assim a grande dispersão da raça Turaniana;
- «que os Bascos nas suas tradições, usos, costumes e differentes modos de ser do seu habitat, são, ainda hoje, um reflexo das caracteristicas da raça Turaniana, constituindo portanto, permitta-se-nos o termo, um museu vivo da paleontologia social.
- «que, sendo os Iberos absorvidos pelas differentes imigrações dos povos que invadiram a peninsula, com excepção dos que habitaram e habitam a região dos Pyrenéos e suas proximidadas, os Euskarianos ou Bascos, se póde e deve estudar, pelos costumes, tradições e differentes modalidades da vida d'estes, a existencia historica dos Iberos."
(Excerto do Cap. I, Razões, difficuldades e fins d'estes estudos)
Indice: I. - Razões, difficuldades e fins d'estes estudos. II. - Uma classificação de Raças e Povos. III. - Prehistoricos, Protohistoricos e Prearyanos. IV. - A Atlantida, e a civilisação, tradições e affinidades ethnicas dos Atlantas. V. - A existencia dos primévos Iberos, perante a lingua, vocabulario e toponymia dos Euskarianos. VI. - Provas das antigas civilisações turanianas, e especialmente da iberica. VII. - A lingua basca e suas affinidades turanianas. VIII. - A dolichocephalia turaniana, e as caracteristicas morphologicas dos Iberos e Bascos. IX. - Religião dos IIberos. X. - Crenças religiosas dos Turanianos, e sua transmissão e transformação atravez dos Iberos e Bascos. XI. - O culto ancestral iberico reflectindo-se nos modernos Bascos. XII. - A «Pastoral» e a arte theatral dos Bascos. XIII. - As danças e a musica popular euskarianas. XIV. - O Folk-lore Iberico, e as tradições, lendas, contos, proverbios e superstições dos Bascos. XV. - A virilidade da Familia Iberica e a gymnastica dos jogos physicos. XVI. - Concluindo.
José Maria Pereira de Lima (Coimbra, 1853 - Paris, 1925). "Foi um historiador, professor, advogado, empresário e político português. Formou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e foi professor catedrático de Lógica e História na Faculdade de Letras da mesma Universidade. Autor de diversas obras literárias, a maior parte sobre temas de História. Colaborou em várias publicações literárias e políticas."
(Fonte: wikipédia)
Encadernação simples, cartonada. Sem a capa original, mantém no entanto a contracapa.
Exemplar em bom estado de conservação. Folha de anterrosto cortada a meio, com falta da metade superior. Sublinhados e notas a lápis no primeiro terço do livro.
Raro.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário