05 março, 2019

SILVEIRA, Joaquim Henriques Fradesso da - ESTATISTICAS DA INDUSTRIA E DO COMMERCIO DE PORTUGAL. Considerações geraes por... Lisboa, Imprensa nacional, 1872. In-8.º (16,5cm) de 40 p. ; il. mapas estat. ; B.
1.ª edição.
Curioso trabalho estatístico sobre o comércio e indústria nacional elaborado no terceiro quartel do século XIX, época caracterizada por instabilidade governativa e más opções políticas que afectaram a economia do país. Ontem como hoje... Primeiro estudo que sobre o assunto se publicou entre nós.
Ilustrado com mapas estatísticos relativos à importação e exportação de mercadorias.
"Ha doze annos foi submetido á consideração do governo, pelo chefe de repartição de estatistica do ministrio das obras publicas, o sr. José de Torres, um relatorio-consulta ácerca da estatistica geral do paiz.
O relatorio está publicado no boletim do ministerio, e com elle ahi jaz o plano proposto.
A estatistica continua irregular, desordenada, quasi inutil, apesar da nomeação de conselhos e commissões, contingente unico offerecido pelos ministros, para execução de um dos mais importantes serviços do estado.
O contribuinte paga - quando paga - é mal servido e queixa-se.
O empregado publico trabalha - quando trabalha - é mal remunerado e lamenta-se.
Para que o contribuinte pague quanto lhe compete, o funccionario trabalhe quanto deve, o serviço seja bem feito, e bem remunerado, cessando todo o fundamento para queixas e lamentações, não basta propor leis, ou promulgar decretos, não basta nomear conselhos ou commissões numerosas.
Facil tarefa seria, ou tem sido, n'este caso a dos ministros.É preciso organisar, dirigir, com actividade, com perseverança, com severidade, dando exemplo aos servidores, e direcção aos serviços.
É absolutamente necessario animar a iniciativa, por tantos modos até agora comprimida, para que nas estações officiaes o eterno conflicto das competencias não seja embaraço perpetuo...
É preciso... governar.
N'isto se resumem as principaes reformas de que realmente carecemos.
É preciso governar.
Mas, desgraçadamente, os ministros, em geral, não governam, porque lhes falta o vigor, porque lhes falta o saber, ou porque a politica - uma repugnante politica - os torna dependentes, irresolutos, e timidos.
Não temos estatistica industrial.
Depende esta estatistica de uma informação local, permanente, e fiscalisada.
Não ha de vir das auctoridades administrativas essa informação, emquanto ellas forem o que são hoje, e o que até hoje têem sido."
(Excerto do preâmbulo)
Joaquim Henriques Fradesso da Silveira GCC • CvA • ComSE (Lisboa,  1825 - Lisboa, 1875). "Foi um oficial do Exército Português, lente de Física e Química na Escola Politécnica de Lisboa, que se distinguiu no campo da meteorologia, da metrologia e da política, sendo autor de extensa obra sobre temática industrial. Foi deputado às Cortes e sócio correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa."

(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos.
Raro e muito interessante.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário