02 março, 2019

SOUZA, Salvador Maria de - DO CHLOROFORMIO. Suas indicações e contra-indicações em cirurgia. THESE INAUGURAL. Defendida perante a Escola Medico-cirurgica de Lisboa. Por... Julho de 1875. Escola Medico-Cirurgica de Lisboa, 2.ª serie : These n.º 81. Lisboa, Typographia Portugueza, 1875. In-8.º (18,5cm) de [14], 90, [6] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante tese académica sobre a utilização do clorofórmio em cirurgia como elemento anestésico. O juri foi liderado pelo conhecido médico e professor catedrático Dr. Sousa Martins.
"O chloroformio apesar de puro e bem applicado pode matar; eis a conclusão, contraria á de Sedillot, que julgamos poder tirar do estudo feito sobre a chloroformisação.
Prevenir os accidentes mortaes, tanto quanto possivel, eis o dever do homem de sciencia. Os meios preventivos, é verdade, não são infalliveis, mas com certeza concorrem para tornar menos frequentes os casos fataes. Não se deve empregar o chloroformio nos casos em que seja evidentemente containdicado: devem afastar-se todas as causas que possam predispôr para a syncope: deve vigiar-se com toda a attenção a marcha da anesthesia, combatendo todas as complicações, e não a prolongando além do periodo cirurgico."
(Preâmbulo de Meios de prevenir os accidentes da chloroformisação)
Matérias:
- Chimica. - Acção physiologica. - Theorias da acção anesthesica. - Accidentes produzidos pelo chloroformio. - Causa da morte subita na chloroformisação. - Meios de prevenir os accidentes da chloroformisação. - Meios de combater a syncope chloroformica. - Operações. - Proposições.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas e lombada apresentam pequenas falhas de papel.
Raro.
A BNP tem registo da obra, sem informação exemplar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário