17 março, 2019

CARVALHO, A. Ferraz de - O MAGNETISMO TERRESTRE EM COIMBRA. Resumo das observações de 53 anos (1866-1918). [Por]... Director do Observatório Meteorológico e Magnético da Universidade. Coimbra, Imprensa Académica, 1919 [na capa, 1920]. In-8.º (22 cm) de [4], 21, [1], IV, XV, [1] p. ; [1] f. desdob. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curiosa monografia de cariz científico sobre o magnetismo em Coimbra.
Ilustrada com tabelas e um gráfico desdobrável de dimensões generosas (28,5x42,5cm).
"A antiga Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra em 1 de Março de 1860 apresentou ao Govêrno o pedido de meios para a construção de edifícios, compra de instrumentos, despesas de expediente e pagamento ao pessoal dum Observatório meteorológico e magnético. Conseguiu apenas, de princípio, a verba anual de oitocentos mil réis, e que o Dr. Jacinto de Sousa fosse encarregado de visitar alguns observatórios europeus colhendo directamente os elementos indispensáveis para que se realizasse o desejo da Faculdade. [...]
Com a dotação anual já referida e um subsídio de quatro contos concedido pelo Govêrno em fins de 1862, foi adquirido o terreno, foram construídos os edifícios e ainda pôde ser pago o material do Observatório, que foi inaugurado em 1864, iniciando-se em 1 de Maio as observações meteorológicas de Dezembro de 1864 e Janeiro e Fevereiro de 1865.
As observações magnéticas começaram em 1866 com as determinações absolutas da Inclinação e Fôrça horisontal. A estas observações foram associadas em 1867 as observações absolutas de declinação.
Também em 1867 começaram os registos das variações, embora os magnetografos funcionassem irregularmente, por defeitos da iluminação a faz e em virtude da humidade ainda então apresentada pela casa subterrânea em que foram colocados."
(Excerto de A secção de magnetismo terrestre do Observatório... de Coimbra)
Matérias:
- A secção de magnetismo terrestre do Observatório Meteorológico, magnético e sísmico da Universidade de Coimbra. - Análise dos dados das observações absolutas. - Variação diurna da Declinação. - Registradores das variações dos elementos magnéticos. - Influência da tracção eléctrica em Coimbra.
Anselmo Ferraz de Carvalho (1878-1955). "Foi Professor da Universidade de Coimbra de 1902 a 1948 e um dos mestres mais notáveis que moldaram as primeiras décadas da sua Faculdade de Ciências, após as reformas da República. Dedicou-se, durante quase meio século, ao ensino e estudo das ciências geológicas num tempo em que, segundo o próprio, era reconhecida a importância da Geofísica no desenvolvimento da Geologia moderna. Em 1914, substituiu Santos Viegas na Direcção do Observatório Meteorológico e Magnético da Universidade de Coimbra, mais tarde Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra, aí deixando o seu cunho iniludível."
(Fonte: https://www.academia.edu/12851231/ANSELMO_FERRAZ_DE_CARVALHO_NO_INSTITUTO_GEOF%C3%8DSICO_DA_UNIVERSIDADE_DE_COIMBRA)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos. Contracapa apresenta rasgão (sem perda de papel).
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário