28 fevereiro, 2019

VERCEL, Roger - CAPITÃO CONAN : romance. Tradução de Agostinho Fortes. Lisboa, Livraria Popular de Francisco Franco, [1935?]. In-8.º (19cm) de 293, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante romance da Grande Guerra.
"Agora, o regimento está todo formado em coluna cerrada, com as armas em descanso. Havia dois meses que o não via, desde uma formatura em Prilep, e acho-o medonho: é um alinhamento de rostos pálidos, macilentos, faces acorreeadas, olhos encovados... Mas há qualquer cousa que não percebo imediatamente; há no aspecto dêsses homens o que quer que seja, uma cousa estranha que não consigo ainda precisar. À voz de sentido, procuro na frente da minha companhia e de súbito achei o que era; fôra a largura do uniforme que me impressionara! Não obstante o correame das cartucheiras cruzado no peito, os capotes parecem pender nos ombros como de cabides, e os cinturões, largos a-pesar-dos furos suplementares, enterram-se extraordinàriamente no lugar do ventre... Morreram, esta manhã, três homens, no pavilhão de caça que o Estado-maior compartilha com os agonizantes.
- Sentido!
O coronel adiantou-se para o centro do quadrado, com um papel na mão.
- Meus amigos - exclamou êle - tenho a dar-vos uma grando notícia. Estamos vencedores! Desde 11 de Novembro, acabou a guerra na frente francesa."
(Excerto do Cap. I)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na BNP.
Com interesse para a bibliografia WWI.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário