19 fevereiro, 2019

DINIZ, Julio - SERÕES DA PROVINCIA. 1.ª edição illustrada com aguarelas de Alfredo de Morais. Lisboa, Emprêsa Literária Universal, [189?]. In-8.º (20cm) de 290, [2] p. ; [4] f. il. ; E.
1.ª edição ilustrada.
Com uma advertência transcrita da 3.ª edição datada do Porto, 9 de Julho de 1879.

Livro muito valorizado pelas 4 estampas da autoria de Alfredo de Morais, que também assina a capa.
"Era por uma manhã de abril de 1852.
O campo vestia-se de seus mais opulentos e matizados trajos.
O Minho estava fascinador.
Por toda a parte eram já espessuras frondosas e impenetraveis; sombras discretas; valles mysteriosos e encantadores, graças ao claro-escuro com que a vegetação renascente os coloria; collinas adornadas e festivas, como um throno de altar em capella rustica; enfloradisssimos silvados, veigas a exuberarem de vida; e, por entre tudo isto, casas de brancura offuscante e, acima de tudo, um céo sem nuvens, um céo azul, d'aquelle azul dos céos napolitanos, a meu vêr, tão culpados na existencia dos lazzaroni.
As torrentes estavam nas suas horas de bom humor; não bramiam, murmuravam apenas; não se precipitavam, impetuosas, do alto dos outeiros, deixavam-se escorregar pelas anfractuosidades das quebradas.
Os ventos, como arrependidos, pretendiam, com afagos, fazer esquecer aos arbustos mais tenros as violencias passadas.
A luz salutar da primavera convertia-se, por magica metamorphose, em perfumes que embalsamavam os ares, em fl_ôes que esmaltavam os prados, em harmonias vagas que as brizas transportavam de selva em selva, que as aves escutavam attentas e os écos repercutiam sonoros.
N'estes dias assim sente-se palpitar de vida a natureza inteira."
(Excerto de Justiça de Sua Magestade)
Novelas- Justiça de Sua Magestade. - As apprehensões  de uma mãe. - O espolio do snr. Cypriano. - Os novellos da tia Philomela. - Uma flôr d'ente o gêlo.
Encadernação inteira de percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva a capa de brochura frontal
Exemplar em bom estado de conservação. Mancha marginal na pasta anterior.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário