12 fevereiro, 2019

QUEIRÓS, Eusébio de & WALGODE, António - O SOLDADINHO : monólogo. A propósito da instrução militar preparatória, nas escolas. Por... Pôrto, Casa Editora de A. Figueirinhas, 1913. In-8.º (18,5cm) de 11, [1] p. ; B. Biblioteca Teatral para Crianças : Teatro Infantil, XVI
1.ª edição.
Curiosa peça republicana de indubitável interesse histórico e simbólico.
Sobre o assunto das instrução militar preparatória implementada pelo regime republicano, de que o presente opúsculo é um bom exemplo propagandístico, recomendamos a leitura do excelente trabalho de Luís Alves de Fraga, A Instrução Militar Preparatória como escola de patriotismo na 1.ª República, disponível em: http://repositorio.ual.pt/bitstream/11144/661/1/A%20Instru%C3%A7%C3%A3o%20Militar%20Preparat%C3%B3ria%20como%20escola%20de%20patriotismo.pdf, e que aqui deixamos um excerto.
"Uma das mais prementes reformas que o Governo Provisório [da República] levou a cabo foi a do Exército, abandonando a feição semi-profissional que tinha no tempo da Monarquia, transformando-o no ponto de passagem de todos os cidadãos com idade de prestação de serviço militar. O serviço à Pátria tornou-se obrigatório e inalienável para todos os mancebos aptos a cumprirem o seu dever de cidadãos. Sendo uma obrigação era, acima de tudo, um direito que deveria ser exercido por sentido de pertença ao agregado nacional. Contudo, a necessidade de acelerar o processo de modificação de mentalidades não poderia ficar dependente do jovem ter idade para ingressar nas fileiras: era preciso que o serviço militar surgisse na altura própria como a consequência de uma evolução iniciada ainda em criança. Ou seja, o sentido de cidadania teria de crescer enquanto o cidadão crescia para a Pátria e para a República. Para que assim acontecesse o Governo Provisório após e na sequência da reforma da organização militar estabeleceu, como instrumento obrigatório de enraizamento da consciência nacional, a Instrução Militar Preparatória."
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos.
Raro.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário