09 fevereiro, 2019

VIDA E MILAGRES DE S. JOÃO DE DEOS PATRIARCHA DA HOSPITALIDADE E FASTOS LITTERARIOS DE MONTEMOR-O-NOVO. Coimbra, Imprensa Litteraria, 1871. In-8.º (19,5cm) de 56, [2] p. ; [1] f. il. ; E.
1.ª edição.
Biografia em verso de S. João de Deus, santo natural de Montemor-o-Novo, pejada de notas e informações históricas em prosa ao longo do texto.
Ilustrada com uma bonita gravura em página inteira com inscrição no pé: Lith. R. do Correio - Coimbra 1871.
"A Provincia do Alemtejo, senão a mais formosa, é de certo uma das mais formosas do nosso paiz e n'ella floresceram grandes santos e veneraveis escriptores. [...]
Refere-se que S. João de Deos nascera a 8 (ou 25) de Março de 1495, e morrêra a 8 de Março de 1550.
Inflammado pelo amor de Deos e do proximo a sua vida foi um compendio de virtudes. [...]
Assim, resumidamente, sem esforço nem difficuldade poderão as almas piedosas contemplar na vida do bem-aventurado S. João de Deos um jardim de aromatisadas flores e dos fructos mais saborosos. [...]
Meditando em tão elevadas virtudes foi meu fim, versificando a vida do Santo de Montemór-o-Novo, não fazer uma obra d'arte, imaginaria e formalmente bella; mas tornar mais agradavel ás almas piedosas e leitura de tantas e tão grandes virtudes, de tamanhos prodigios, de tão viva oração e de tão rigorosa penitencia."
(Excerto da dedicatória, A uma alma devota de S. João de Deos, patricia do mesmo Santo)
Matérias:
A uma alma devota de S. João de Deos, patricia do mesmo Santo. Vida de S. João de Deos: 1.ª Parte - I. Juventude e mocidade; II. A puericia; III. Oração: - resolve-se a deixar a sua familia e a sua terra. 2.ª Parte - Renovação espiritual de S. João de Deos. 3.ª Parte - Santificação - fructos e flores: I. Visões mysticas; II. Profecias; III. Tentações; IV. Virtudes e boas obras - seu nome e habito; V. Conversões do caminho do vicio para o da virtude; VI. Penitencia e oração. 4.ª Parte - Doença mortal e passamento de S. João de Deos d'esta para melhor vida: I. Sáe do hospital; II. Enfermeira de S. João de Deos; III. Confissão e testamento de S. João de Deos; IV. Passamento; V. Depois do transito. Fastos litterarios de Montemor-o-Novo.
Encadernação inteira de percaina com ferros gravados a ouro na pasta frontal.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na BNP.
Com interesse histórico e regional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário