06 fevereiro, 2019

NEUPARTH, Augusto Eduardo - APONTAMENTOS PARA A HISTORIA DA COMPANHIA AGRICOLA DE CAZENGO. Publicação reservada aos accionistas da mesma companhia. Por... Lisboa, Typographia do Commercio, 1904. In-8.º (21cm) de 45, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante subsídio para a história da Companhia Agrícola de Cazengo (1900-1946), importante empresa angolana exportadora de café fundada por portugueses em 1900. O objectivo do autor é explicar aos accionistas da companhia a sua exoneração do cargo de Director Técnico que desempenhava desde Agosto de 1902.
"Foi em agosto de 1902 que por proposta do meu intimo amigo, engenheiro Poças Leitão, fui nomeado para o cargo de Director technico d'esta companhia.
Parti para o Cazengo animado da melhor vontade e, embora de antemão conscio das difficuldades com que teria a luctar, ia certo que com perseverança e muito trabalho se conseguiria levantar a companhia a um estado de prosperidade a que ella poderia aspirar em harmonia com os recursos de que dispunha.
O solo uberrimo do Cazengo não me era desconhecido. A enorme extensão dos terrenos fazia acreditar que com uma boa orientação e algum dinheiro, ella podia em breve entrar n'um periodo de opulencia que compensaria os esforços e os capitaes empregados. [...]
Passados alguns mezes já Poças Leitão e eu, estavamos orientados no caminho a seguir. O peior era ter que desfazer umas certas utopias que tinham germinado nos cerebros dos srs. do Conselho. Entre ellas a da cultura do cacau e a das grandes extensões de terreno para a cultura de canna sacharina em Cazengo. [...]
Voltemos pois ao assumpto e vejamos se a perda da esperança de cultivar cacau e canna em Cazengo, seria causa para desanimo. Não decerto; aquella região tem recursos enormes se fôrem applicadas aos seus terrenos as culturas de que é susceptivel.
É essencialmente apropriada para a cultura do café, o que já por si é uma enorme riqueza. Objectar-me-hão que o café de Cazengo tem uma cotação muito baixa e que não paga o trabalho. Um verdadeiro engano, porque o que se exporta de Angola nem merece o nome de café. É terra, casca e pedras com alguns bagos de café á mistura.
Admirado estou eu, que ainda haja quem o compre.
Pois não tem o café de outras regiões uma cotação verdadeiramente remuneradora? Porque não hade succeder o mesmo ao café de Cazengo?"
(Excerto de Apontamentos...)
Matérias:
 - Explicação prévia. - Apontamentos para a Historia da Companhia Agricola de Cazengo. - Uma exautoração. - Conclusão.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta falha de papel no canto inferior esquerdo.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário