23 fevereiro, 2019

NEVES, Prof. Carlos Manuel L. Baeta - A TAPADA DE MAFRA E A INVESTIGAÇÃO CINEGÉTICA. Separata da «Gazeta das Aldeias» - N.º 2638. [S.l.], [s.n. - Composto e Impresso na Tipografia Mendonça, Porto], [1969]. In-4.º (25,5cm) de 7, [1] p. a 2 coln. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Ilustrada no texto com fotografias a p.b.
Tiragem de 50 exemplares (de acordo com a Biblioteca Nacional).
Monografia acerca da Tapada de Mafra e do trabalho aí desenvolvido como centro de estudos e ensaios. O autor faz ainda algumas referências à história da Tapada de Mafra valendo-se para tal de um trabalho de Caldeira Santos.
Opúsculo valorizado pela dedicatória autógrafa de Baeta Neves ao Dr. Sousa Leite.
"Criadas pela última lei da Caça as mais graves responsabilidades profissionais, perante a falta de elementos científicos e técnicos em que se possam fundamentar muitas das decisões práticas consequentes, só criando um núcleo de estudo e experimentação, embora pequeno mas eficiente, será possível vir a obter, num espaço de tempo razoável e com a objectividade necessária, tais elementos, em relação ao caso português. [...]
Cada ano que passa não só agrava a situação, por inútil, como torna cada vez mais difícil harmonizar os interesses em causa, da Técnica e do Desporto, de molde a conseguir-se o entendimento e a íntima colaboração sem as quais, por mais que se estude e por mais perfeitas que sejam as leis, nunca será atingido o objectivo comum em vista, a generalização do Ordenamento cinegético a todas as áreas apropriadas onde os caçadores possam encontrar a satisfação dos seus desejos e direitos, embora dentro dos limites impostos por aquele, os quais são, por definição, os que melhor correspondem a essa condição fundamental."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e cinegético.
A BNP possui apenas um exemplar no seu acervo.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário