04 fevereiro, 2019

GUIMARÃES, Luiz d'Oliveira - TEATRO DE REVISTA. Lisboa, [s.n. - Editora Gráfica Portuguesa, Limitada, Lisboa], 1940. In-8.º (19 cm) de 32 p. ; B.
1.ª edição.
Curioso subsídio para a história do Teatro de Revista em Portugal.
Livro valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao jornalista e dramaturgo coronel Luna de Oliveira.
"Se um dia entre nós alguem se permitisse fazer um inquérito entre o grande público acêrca do seu género teatral preferido, a maioria dos votos recairia sem dúvida na revista. Não queiram, entretanto, vêr neste facto um sintoma de incultura, de pobreza de espírito e até de perversão moral, como muitos superficialmente pretendem vêr. Decerto que o teatro de revista está longe de constituir, como a tragédia, o drama ou a alta comédia, êsse teatro puro, hierático, académico, clássico, de cabeleira, - permitam-me a frase, - em que as figuras, os sentimentos, as próprias palavras, nos dão, por vezes, a impressão de que se movem dentro dum coche D. João V; mas está muito mais longe ainda de constituir, na sua essência, êsse teatro baixo, amoral, degradante, autêntica negação de arte e de beleza, verdadeiro mauvais-lieu de frases equívocas e de panoramas perigosos, onde se não poderá entrar ou, com mais rigor, de onde se não deverá sair, sem que as faces se nos córem, pelo menos oficialmente, de pudor. Ainda não há muito uma senhora, aliás inteligente, mas cuja psicologia severa e preconceituosa dir-se-ia usar calcinhas de renda até aos artelhos, ao ouvir descrever algumas cenas de revista exclamara atónita, ruborisada, persignando-se:
- Mas essa gente - Santo Deus - anda em pecado mortal!"
(Excerto do texto)
Luís de Abreu Alarcão de Oliveira Guimarães (1900-1998). “Magistrado, escritor, dramaturgo, jornalista e, acima de tudo, humorista, Luís de Oliveira Guimarães acompanhou um século, particularmente conturbado, retratando-o com espírito cintilante. Amante da ruralidade portuguesa e frequentador assíduo dos bastidores intelectuais dos centros urbanos, privou com os vultos mais marcantes dessa época e soube traduzir, nas suas inúmeras crónicas, conferências e livros, quer a singeleza da cultura tradicional portuguesa, quer o fino espírito dos intelectuais do seu tempo."
(Fonte: http://humorgrafe.blogspot.pt/2008/12/luis-doliveira-guimares-exposio-bio.html)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.

A BNP dispõe de apenas um exemplar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário