02 fevereiro, 2019

HISTORIA FIEL E CIRCUMSTANCIADA DO CRIME ATROZ E TRAIÇOEIRO, Comettido em Braga no dia 23 de Julho de 1872 por um estudante filho do Snr. visconde de Pindella, contra um professor jubilado, seu mestre e protector assiduo. ESCRIPTA PELA PROPRIA VICTIMA PARA ASSOMBRO DE TODOS E ESPELHO DOS CHEFES DE FAMILIA. Braga, Typographia Lealdade, 1872. In-8.º (19,5cm) de 16 p. ; B.
1.ª edição.
Peça criminal de pendor noticioso, exemplificativa do que de insólito se publicava sobre estas matérias no século XIX. O autor, - M. Pinheiro de Almeida e Azevedo, - professor de filosofia com obra publicada, narra a agressão física de que foi vítima no centro de Braga e os motivos que concorreram para tal. O visado, Vicente Pindella, mais tarde político, administrador colonial e diplomata, era irmão do escritor Bernardo Pinheiro Correia de Melo, o 1.º conde de Arnoso, secretário pessoal do rei D. Carlos, e amigo de Eça de Queiroz, ambos membros do conhecido "grupo jantante" Vencidos da Vida.
"Um attentado monstruoso, brutal e inaudito foi perpetrado no centro d'esta cidade no dia 23 de julho findo, por uma hora da tarde; e tão notorio foi elle, e tão revoltante pareceu elle a todos, que até os orgãos da imprensa da cidade ou julgaram ocioso ou tiveram pejo de o incluir nos seus noticiarios, talvez para não aggravar mais o espanto e a indignação publica no interior, e não fazer conhecido lá fóra um escandalo tão atroz e vergonhoso, que esta briosa cidade muito se compraz e honra de nunca ter sido praticado egual por algum filho seu, nem d'isso ha memoria. Foi nada menos que uma investida furiosa, inopinada e traiçoeira de um estudante arrojado contra um professor veterano - de um discipulo contra o seu proprio mestre, amigo e constante bemfeitor, este desprevenido, inerme e indefeso, aquelle munido de chicote e bengala de força, com manifesta premeditação para tão heroico feito de armas!"
(Excerto da Exposição)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Excepção feita à contracapa que enferma de duas falhas de papel: uma, sensivelmente ao cento, e outra, no canto superior esquerdo.
Raro.
Com interesse para a cidade de Braga.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário