14 fevereiro, 2019

MARTINS, J. P. de Oliveira - PHEBUS MONIZ : romance historico portuguez do seculo XVI. Por... Volume I [e Volume II]. Porto: Typographia Commercial, 1867. 2 vols in-8.º (19cm) de XVII, [1], 163, [3] p. (I) e 177, [3] p. (II) ; E. num único tomo.
1.ª edição.
Edição original de uma das mais invulgares e apreciadas obras de Oliveira Martins - um romance histórico, também ele histórico.
"Eram contados os seculos de existencia do cyclo gothico. O feudalismo estrebuchava decrepito, porque a aristocracia militar, prestavel nos tempos da conquista, era odiosa na paz. As suas demasias, alem de enfastiarem o rei, incommodavam o povo, que com alguns seculos de vida municipal se havia feito homem. A par d'isto a igreja, em campanha permanente durante toda a edade-media contra o poder civil, seu rival, sentia exaurirem-se-lhe as forças, para proseguir no rito austero da antiguidade. Sob o exterior severo, com que impunha respeito aos adversarios, cega veneração ás massas, a igreja militante estava roida de podridão. O cilicio, a sombra das cathedraes, a nudez e severidade da ogiva mascaravam a orgia, o veneno, a crapula, o assassinato. O crime, na sua mais hedionda manifestação, soltava os cabellos desgrenhados e com elles varria os atrios e as sallas dos paços papalinos. Eram as saturnaes do Christianismo.
Urgia uma transformação. Levantava-se em Roma um d'estes homens, que são colossos. Byzancio derramava pelo mundo os thesouros da erudição antiga. Appareciam á luz as maravilhas de tempos quasi ignotos. As tradicções classicas deslumbravam tudo: Leão X mede as forças, convoca os reis; e a egreja e a sociedade vão retemperar-se nas instituições do passado. Sella-se a paz entre Deos e Cesar. Ambos se sentam sobre o throno, unidos pelo principem dat Deus.
Na egreja substitue-se á austeridade, a doçura; á singelleza, a profuzão. Tomam as cerimonias um aspecto esplendido, revestem-se de uma solemnidade quasi pagan, que contrasta com a severa nudez da egreja gothica. Aos gemplos sombrios, em que os coros de frades macillentos, acompanhados pelos sons do orgão, escondido em profunda nave, onde só os reflexos da lampada funebre rasgam fracamente o véo impenetravel da sombra, - substituem-se a luz transbordando, as cores garridas, as flores, os instrumentos, os fatos de purpura, ouro e diamantes. Era a religião victoriosa, elevada ao mando omnipotente, sentada com os reis nos thronos, vestindo nas festas do triumpho as clamides cesareas."
(Excerto da Introducção)
Encadernação inteira de percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. rosto do vol. I, e ocasionais picos de acidez.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário