05 fevereiro, 2019

SOTTO-MAYOR, D. Miguel - A EGREJA CATHOLICA ROMANA E OS SEUS PERSEGUIDORES. Crises principaes por que ha passado a Egreja. Seus triumphos. Castigos de seus inimigos. Por... Membro do Congresso dos Oradores e Escriptores Catholicos, e da Associação Catholica da Cidade do Porto. Porto - Em Casa do Editor Jacintho Antonio Pinto da Silva, 1873. In-8.º (20,5 cm) de 192, [2] p. : E.
1.ª edição.
"Navegava Jesus Christo com seus discipulos, em uma pequena barca, pelo mar de Galilêa. Eis que se levanta de repente uma furiosa tormenta; a barca começa a encher-se de agua, e está prestes a sossobrar. Entretanto o Divino Mestre dorme socegadamente, reclinado sobre um travesseiro. Tomados de grande susto, os discipulos tratam de acordal-o, e dizem-lhe: Senhor, salva-nos, que perecemos. - Homens de pouca fé, porque temeis? lhes responde Jesus.
E logo pondo-se de pé ordena com imperio ás ondas e aos ventos que se aquietem, e immediatamente se segue uma grande bonança.
Eis aqui a historia da Igreja, descripta com uma precisão maravilhosa. É a barquinha, fragil na apparencia, mas forte na realidade, vogando sempre entre tempestades e bonanças. [...]
Ha dezenove seculos que é este o viver da Egreja Catholica. Grandes borrascas ahi teem vindo entenebrecer os horizontes, revolver as vagas e arrojal-as sobre o baixel, que parece prestes a afundir-se. Um rapido bosquejo d'essas angustiosas tormentas é o objecto do presente escripto."
(Excerto da Introducção)
Matérias:
I - Os Judeus, primeiros perseguidores. - Juízo de Deus sobre o povo judaico. II - Perseguição movida contra a Egreja pelos pagãos. - Castigo e morte dos perseguidores. - Triumpho da Religião. - Juliano Apostata. - Juízo de Deus sobre o imperio e sobre a cidade de Roma. III - A Egreja no Oriente. Ario. Constancio. Nestorio. Eutiquio. - Os imperadores do Oriente tornam-se perseguidores. - Schisma de Phocio. Miguel Cerulario. - Decadencia da Egreja grega e seu parallelo com a de Roma. - Ruina do imperio do Oriente. IV - A Egreja no Occidente. Os Barbaros. Attila ás portas de Roma. - Queda do imperio. Missão reparadora da Egreja. Theodorico. - Estado afflictivo da Egreja. Os Barbaros começam a converter-se. S. Gregorio Magno. - Mafomo. O Islamismo. Carlos Martel. - O poder temporal. O novo imperio romano. V - Novos perigos, que ameaçam a Egreja. - O seculo de Ferro. - As investiduras. - Guelfos e Guibellinos. Arnaldo de Brescia. Barba-Rôxa. - Filippe o Bello. - Luis o Bavaro. - Captiveiro de Babylonia. - Schisma do Occidente. - Concilio de Basilêa. Carlos VII. As liberdades gallicanas. VI - A reforma do seculo XVI. - Caracter dos reformadores. - Verdadeiro sentido da reforma protestante. - Henrique VIII e a Reforma na Inglaterra. - Só a Egreja verdadeiramente reformadôra. - O Protestantismo na actualidade. VII - O philosophismo do seculo XVIII. - Voltaire. - Reinado dos philosophos. - José II, Leopoldo da Toscana e o marquez de Pombal. - Revolução franceza. - O clero. - Pio VI. - Os revolucionarios punidos pela revolução. - Victoria da Egreja. VIII - Napoleão restabelece o culto em França. - Depois opprime a Egreja. - Pio VII. O Concilio de Paris. - Juizo de Deus sobre Napoleão I. IX - Primeiro quartel do seculo XIX. A Revolução. - O Liberalismo. A Restauração. - A Revolução de Julho. Luiz Philippe. - Pio IX. A Italia revolucionaria. - Consolações da Egreja. X - Segunda metade do seculo XIX. Napoleão III. Victor Manoel, e a unidade da Italia. - Reflexões sobre os ultimos acontecimentos. - Conclusão de toda a obra.
Belíssima encadernação meia francesa da oficina de Mestre Frederico d'Almeida. Conserva as capas originais. No verso da capa ostenta o ex-libris de Fernando Castelo Branco. Assinatura de posse no frontispício do Conde de Fornos de Algodres.
Exemplar em bom estado de conservação. Exemplar manueado com pequenos defeitos nas extremidades da lombada.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário