25 março, 2018

SILVA, Ângelo Augusto da - O LICEU DE JAIME MONIZ. [Por]... Reitor do Liceu de Jaime Moniz. Separata dos «Liceus de Portugal» mandada editar pela Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal. [S.l.], Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, 1946. In-8.º (22cm) de 61, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história deste conhecido estabelecimento de ensino madeirense. O autor - reitor do liceu em três ocasiões -, pelo seu empenho e dedicação, foi talvez a figura contemporânea que mais contribuiu para o desenvolvimento e afirmação da escola.
Muito ilustrado com fotogravuras das instalações - interiores e exteriores -, vistas panorâmicas e a planta do liceu em página inteira.
"Os liceus nacionais foram criados e o seu plano estabelecido por decreto de 17 de Novembro de 1836, mas só a 12 de Setembro do ano seguinte se efectuou a instalação do Liceu do Funchal.
A abertura solene teve luger a 10 de Outubro com a assistência das autoridades superiores do Distrito, das «pessoas de letras» e dos «pais dos Alunos matriculados».
Nos primeiros tempos, e com carácter de interinidade, as funções da direcção estiveram confiadas ao professor Manuel Joaquim Moniz; um ano mais tarde o Dr. Lourenço José Moniz era nomeado reitor efectivo.
O liceu começou a funcionar nas «Aulas do Páteo» do antigo Colégio dos Jesuítas, mas em 1881 passou para a casa do Barão de S. Pedro, quase no fim da Rua dos Ferreiros.
Nas férias do Natal de 1913 é transferido para o velho Paço Episcopal que, apesar de ter algumas salas boas, nunca poude ser encarado como susceptível de se transformar numa boa escola de ensino secundário. [...]
Não admira por isso que fosse preocupação constante de reitores e de mestres conseguir outra casa para o liceu chamado de «Jaime Moniz» - desde 1919 - em homenagem ao madeirense ilustre, antigo Presidente do Concelho Superior de Instrução Pública e autor da reforma do ensino liceal de 1895."
(Excerto de O liceu de Jaime Moniz)
Índice:
- O liceu de Jaime Moniz. Situação e área. - Disposição geral. - Serviços centrais e administrativos. - Salas de aula. - Salas de aula e de carácter especial. - Biblioteca e instalações para trabalhos práticos e aulas experimentais. - Ginásio e Balneário. - Refeitório e suas dependências. - Instalações privativas das alunas e dos alunos. Recreios e vestiários. - Centro da Mocidade Portuguesa Masculina. - Instalação da água e instalação eléctrica. Relógios. Campainhas, sereias e telefones. Serviços de limpeza e conservação do edifício e do mobiliário. - Campos de jogos.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico e regional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário