03 março, 2018

BENALCANFÔR, Visconde de - NA ITALIA. Porto, Livraria Internacional de Ernesto Chardron : Braga, Livraria Internacional de Eugenio Chardron, 1876. In-8.º (18,5cm) de [14], 254 p. ; E.
1.ª edição.
Interessante livro de viagens ao gosto da época.
Do autor, disse Camilo no n.º 8 de Noites de Insomnia (1874): "era uma delicia o escrever d'este rapaz, e outra delicia o modo como entornava no papel os brilhantes paradoxos, as hyperboles ridentes, as metaphoras originalissimas. [...] Tem o visconde publicado os melhores livros que possuimos ácerca de viagens."
Ricardo Augusto Pereira Guimarães ComNSC (Porto, 11 de Outubro de 1830 - Lisboa, 18 de Novembro de 1889). "1.º Visconde de Benalcanfor, foi um brilhante escritor, jornalista e político português. Quando rebentou a Revolução chamada da Maria da Fonte, frequentava a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e entrou com os seus condiscípulos no Batalhão Académico. No Porto, para combater pela Liberdade, entrou como Aspirante de Marinha na Guarnição da Esquadra organizada pela Junta do Porto. Esta Esquadra foi, com a Divisão que transportava, sob o comando do 1.º Conde das Antas, aprisionada pelos navios Britânicos, e Ricardo Augusto Pereira Guimarães não pôde prosseguir na carreira que havia encetado. Acabada a Guerra Civil da Patuleia, voltou a Coimbra para acabar o curso de Direito, em que tomou o grau de Bacharel. Quando entre os estudantes se deu a chamada Revolta do Entrudo, foi dos maiores influentes desse movimento, que tomou graves proporções. Depois de sair de Coimbra, dedicou-se à Literatura e ao Jornalismo, e foi, com Camilo Castelo Branco, um dos Fundadores de O Portuense. Mais tarde estabeleceu residência em Lisboa e colaborou no Arauto, Civilização, Revolução de Setembro, Revista Contemporânea, etc, onde se revelou polemista e folhetinista de valor. Destacou-se como memorialista e ensaísta, alcançando grande projeção nos periódicos das décadas de 1870 e 1880, mas cuja obra, maioritariamente constituída por narrativas de viagem, se encontra em boa parte olvidada. Para além de escritor e crítico literário, foi professor e tradutor."
(Fonte: wikipédia)
Encadernação editorial inteira de percalina com dourados na pasta anterior e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário