15 março, 2018

HAWKING, Stephen W. - BREVE HISTÓRIA DO TEMPO. Do Big Bang aos Buracos Negros. Tradução de Ribeiro da Fonseca. Revisão, adaptação do texto e notas de José Félix Gomes da Costa : Instituto Superior Técnico. [Introdução de Carl Sagan]. Lisboa, Gradiva, 1988. In-8.º (21cm) de 247, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante obra científica de divulgação sobre os conceitos teóricos de Hawking. Publicada entre nós em 1988, no mesmo ano que a edição original americana.
Ilustrada nas folhas do texto com desenhos esquemáticos, gráficos e fotografias do cosmos.
"Pela primeira vez, Hawking escreve uma obra de divulgação, explorando os limites do nosso conhecimento da astrofísica e da natureza do tempo e do universo. O resultado é um livro absolutamente brilhante; uma apresentação clássica das ideias científicas mais importantes dos nossos dias e a possibilidade única de poder seguir o intelecto de um dos pensadores mais imaginativos e influentes do nosso tempo. Houve realmente um princípio do tempo? Haverá um fim? O universo é infinito ou tem limites? Pegando nestas questões, Hawking passa em revista as grandes teorias do cosmos e as contradições e paradoxos ainda por resolver e explora a ideia de uma combinação da teoria da relatividade geral com a mecânica quântica numa teoria unificada que resolveria todos os mistérios. Breve História do Tempo é um livro escrito para os que preferem as palavras às equações, onde, no estilo incisivo que lhe é próprio, Hawking nos mostra como o «retrato» do mundo evoluiu até aos nossos dias. Brilhante."
(Apresentação retirada da contracapa)
Índice:
Agradecimentos. Introdução de Carl Sagan. I - A nossa representação do Universo. II - Espaço e Tempo. III - O Universo em expansão. IV - O Princípio da Incerteza. V - As partículas elementares e as forças da natureza. VI - Buracos Negros. VII - Os Buracos Negros não são tão negros. VIII - A origem e destino do Universo. IX - A seta do Tempo. X - A unificação da Física. XI - Conclusão. Albert Einstein. Galileu Galilei. Isaac Newton. O Autor e a sua Obra. Glossário. Índice remissivo.
Stephen William Hawking (Oxford, 1942 - Cambridge, 2018). “Foi um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge onde era professor lucasiano emérito, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Foi diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge. Hawking era portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, e para a qual não existe cura. A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 Hawking teve que submeter-se a uma traqueostomia após ter contraído pneumonia durante a visita que efectuou ao CERN, na Suíça, e desde então, utilizava um sintetizador de voz para comunicar. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos braços e das pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade era praticamente nula. Em 2005 Hawking usava os músculos da bochecha para controlar o sintetizador, e em 2009 já não podia controlar a cadeira de rodas eléctrica. Desde então, grupos de cientistas estudam formas de evitar que Hawking sofra de síndrome do encarceramento, tentando traduzir os pensamentos ou expressões de Hawking em fala. A versão mais recente, desenvolvida pela Intel e cedida a Hawking em 2013, rastreava o movimento dos olhos do cientista para gerar palavras."
(fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.

Invulgar.
Com interesse histórico e científico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário