21 março, 2018

GIÃO, Manuel Rosado Fernandes & SUSANO, Manuel de Jesus & MANCHEGO, Francisco de Morais - MANUAL DE MAQUEIROS. [S.l.], Lisboa, Imprensa Nacional, 1916. In-8.º (16,5cm) de 216, [2] p. ; [1] f. desd.
1.ª edição.
Importante trabalho sobre o serviço de maqueiros em campanha, o mais importante que sobre este assunto se editou na época. Publicado quando já se adivinhava a entrada de Portugal na conflagração ao lado dos Aliados, na sequência do clima de confronto diplomático entre Portugal e Alemanha, que culminaria na declaração de guerra alemã (9 de Março de 1916), e nas manobras de Tancos, que teriam início em Abril do mesmo ano.
Ilustrado ao longo das páginas de texto com quadros, desenhos exemplificativos e fotogravuras a p.b.
"Manda o Govêrno da República Portuguesa, pelo Ministerio da Guerra, aprovar e pôr em execução o Manual de Maqueiros, elaborado pelos capitães médicos, Manuel Rosado Fernandes Gião, Manuel de Jesus Susano, e tenente médico, Francisco Morais Manchego.
Paços do Govêrno da República, aos 19 de Fevereiro de 1916.
José Mendes Ribeiro Norton de Matos"(Secretaria da Guerra, 2.ª Direcção Geral - 5.ª Repartição, Portaria)
Índice: TÍTULO I: I - O corpo humano. II - Lesões mais freqùentes no campo da batalha. III - Acidentes mais vulgres em campanha e seu tratamento. IV - Breves noções de higiene. TÍTULO II: V - Material sanitário que o maqueiro deve conhecer. VI - Generalidades sôbre a organização e funcionamento do serviço de saúde em campanha. TÍTULO III: VII - Ordenança de maqueiros.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Com falta das capas e da f. rosto. Pelo interesse e raridade a justificar encadernar.
Raro.
Peça de colecção.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário