18 março, 2018

CARY, Francisco Caldeira - A VIDA QUOTIDIANA NO MEU TEMPO : a maneira de viver, os usos e costumes na vila de Alter na década de 40. [S.l.], [Edição do Autor], 2010. In-8.º (20,5cm) de [4], 361, [5] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história contemporânea da vila alentejana de Alter do Chão.
Edição "caseira", por certo com tiragem muitíssimo restrita. Ilustrada com diversas fotos juvenis do autor.
Livro valorizado pela dedicatória autógrafa de Francisco Cary a um seu familiar.
"O autor nasceu em Alter do Chão, em 1936 onde tem passado grande parte da sua vida e integralmente a sua infância.
Iniciou o presente trabalho em 1997; a sua conclusão foi sendo diferida, e só em 2010 o considerou terminado. Pretendeu recordar a sua infância, a maneira como viveu num meio rural com grandes assimetrias de desenvolvimento e acentuadas diferenciações entre as formas e níveis de vida da comunidade.
Os elementos que se apresentam não pretendem constituir uma monografia sócio económica sobre Alter, não tendo sido intenção do autor apoiar-se em elementos científicos e sociológicos, relativos aos factos que narra. Apenas procurou recordar, com base na sua memória, os usos e costumes de uma comunidade rural, como se vivia, convivia, brincava ou jogava naquela época.
Oriundo da classe dominante da vila, dotada de maior riqueza e por via disso com maior prestígio social, o autor teve sempre, ao longo da sua vida profissional e como cidadão, preocupações sociais que determinaram o seu comportamento. Essa preocupação manifestava-se já na infância pela forma como convivia com os «garotos» de então e pela sensibilidade que as diferenças das condições de vida marcaram na sua memória. Sem referências bibliográficas que o suportem, o texto, constitui um olhar sociológico sobre formas de viver e comportamentos que já não existem.
Ainda que o texto que agora apresenta, pouco tenha a ver com a sua formação em adulto, convém recordar que é licenciado em Agronomia e Doutorado em Ciências Agrárias."
(Excerto do preâmbulo)
Índice:
Apresentação. Alter nos anos 40. A classe rural. As sementeiras. A apanha da azeitona. As lavouras e os alqueives. As mondas e as sachas. Trabalhos indiferenciados. As ceifas e as colheitas. Acarretos e debulhas. As festas das colheitas. Os salários e os pagamentos. As condições de vida. O que comiam. As lojas e as mercearias. A doença e a saúde. A maneira de vestir. A convivência. O Natal e a Páscoa. Outras festas da religião. As festas mundanas. A classe média. A festa do casamento. As festas dos baptizados. As passagens de classe. As feiras. Os rapazes das sortes. As fogueiras dos santos populares. O futebol. Nós e os outros. Eu e os meus irmãos. A nossa casa. Como nós vivíamos. A nossa alimentação. Algumas coisas dos nosso dia a dia. Os jogos da minha infância. Os cheiros e os sabores. As doenças da família. As viagens dos meus pais. As minhas vindas a Lisboa. Os amigos que eu tinha. O meu avô. A Quinta do Peão. O tio Rafael. Os automóveis de Alter. As senhoras de Alter. Os piqueniques. Porque gosto de Alter.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Com grande interesse regional.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário