31 março, 2018

CARDIA, Amelia - EPISODIOS DA GUERRA. Lisboa, Portugal-Brasil, Sociedade Editora : Rio de Janeiro, Companhia Editora Americana, Livraria Francisco Alves, [1919]. In-8.º (19 cm) de 170, [6] p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada com o retrato da autora em extratexto.
Colecção de contos da Grande Guerra, em França e África; reúne as crónicas publicadas na Ilustração Portuguesa durante o período do Conflito.
"A Vós, cujas delicadezas de sentimento, surpreendidas em flagrante, numa intimidade de vinte e sete anos entre clientes e medica - por ventura medica de alma ainda mais vezes que de corpo - a Vós, Senhoras, dedico este livro. Reunidas em volume, as singelas narrativas que ides ler foram escritas para a «Ilustração Portuguesa» no momento em que o gládio, brandido pelas ambições dos homens, derramava ondas de sangue por toda a terra e rasgava feridas de morte no coração das mães, das esposas, das filhas, das irmãs, das desposadas de heroes que na defeza da sua patria e do seu lar caíam pela maior parte sem vida nos campos de batalha."
(Excerto de Ás mulheres da minha terra)
Índice:
- Ás mulheres da minha terra. - Mulher. - Como se fazem heroes. - No exilio. - Transferido. - Sangrando. - Casamento e mortalha. - No seu posto. - De regresso. - O aboletado. - Vitimas obscuras. - Do diario d'um soldado. - Mudança de naturalidade. - Um troço de voluntarios. - A disciplina. - O intruso.
Amélia Cardia (Lisboa, 1855 - Lisboa, 1938). “Médica e escritora. Dedicou-se ao estudo dos clássicos e da filosofia, após o que se formou em Medicina com brilhantes classificações, tendo sido a primeira mulher licenciada em Medicina em Lisboa e a primeira mulher interna nos Hospitais Civis. Fundou uma casa de saúde na Estrela, que abandonou passados oito anos para se dedicar a estudos de filosofia e espiritismo. Pertenceu à Associação das Ciências Médicas e à Federação Espírita Portuguesa. Colaborou assiduamente em diversos jornais e revistas – Ilustração Portuguesa, O Século, Revista de Espiritismo, Diário de Notícias, etc. –, tendo dirigido O Mensageiro Espírita.”
(Fonte: Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. II, Lisboa, 1990)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário