01 março, 2018

SALGADO, Heliodoro - A EGREJA E O PROLETARIADO. Por... Porto, Sociedade Cooperativa de Producção Typographica O Trabalho-Editora, 1888. In-8.º (15,5cm) de 61, [3] p. ; B. Col. Propaganda Popular
1.ª edição.
"A questão clerical, sendo breve mas proficientemente tratada como o é na presente publicação, á face da Historia e dos principios da escóla positivista, envolve uma questão scientifica cujas soluções necessario se torna vulgarisar, afim de promoverem a mais proficua e segura orientação sobre a absurdidade dos privilegios jesuiticos baseados na Igreja. Demais, tendo esta Sociedade [O Trabalho] em vista cooperar da maneira mais efficaz, na elevação do espirito popular a um ideal de Justiça que dispense a educação viciada que herdamos dos jesuitas, educação cimentada nas velhas theocracias, necessariamente, um dos primeiros cuidados d'esta Sociedade, deve ser a guerra sem quartel ao partido clerical, um dos mais antigos e irreconciliaveis inimigos da emancipação do Proletariado."
(Excerto da introdução, Duas palavras)
Summario:
I. A inquisição. II. Os martyres do livre-pensamento. III. Consequencias sociaes do ensino catholico. IV. Vista retrospeciva do christianismo. V. O catholicismo na peninsula. VI. Os Jesuitas. VII . O clericalismo e o progresso. VIII. Evolução historica do povo.
Heliodoro Salgado (1861-1906). "Começou a desenvolver a actividade de jornalista no jornal O Operário de tendências socialistas, porque nessa altura estava inscrito no Partido dos Operários Socialistas. No final da década de oitenta do século XIX começa a aproximar-se cada vez mais das ideias republicanas a que veio a aderir próximo do Ultimato inglês de 1890. Nas eleições realizadas em Março de 1890 apresentou-se como candidato a deputado, mas obteve um resultado decepcionante. Manifestou sempre fortes preocupações sociais destacando-se como defensor da instrução popular, da melhoria das condições de vida das classes trabalhadoras e a veemência dos seus textos valeram-lhe em diversas ocasiões a prisão e a censura dos seus escritos. [...] “Protótipo do proletário intelectual” [David Ferreira, Dicionário de História de Portugal, vol. V, dir. Joel Serrão, Livraria Figueirinhas, Porto, 1992, p. 425-426], Heliodoro Salgado acaba por morrer com 45 anos. Era considerado um grande orador nos comícios organizados pelos republicanos, para defender as causas dos mais fracos e injustiçados socialmente."
(Fonte: arepublicano.blogspot.pt)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel.
Raro.
Com interesse histórico e religioso.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário