23 março, 2018

LEÃO, Duarte Nunes de - CHRONICA // DOS // REYS DE PORTVGAL // REFORMADA // Pello Licenciado DVARTE NUNES DO LIAM, // Dezembargador da caza da Supplicaçaõ. // Offerecida // AO SENHOR // D. MIGVEL DE PORTVGAL, // CONDE DE VIMIOZO, &c. // LISBOA. // Na Officina de FRANCISCO VILLELA, & à sua custa. // M. D C. LXXVII. // Com todas as licenças necessarias. In-fólio (29cm) de [1] f., [4] f., 205 f. [410 p.], [7] f., [2] f. ; E.
Biografia dos reis da I Dinastia, incluindo o Conde D. Henrique, progenitor do 1.º rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
Esta é a rara segunda edição da Primeira Parte (única que se imprimiu) da Crónica dos Reis de Portugal, obra de referência na nossa história bibliográfica. A edição princeps foi publicada em 1600.
"Por a empresa que tomei de escrever dos primordios do Reyno de Portugal, & de seus princepes cousas tam differentes das historias atè agora recebidas & approvadas, bem vejo a quanto perigo me ponho com todos, & quam audàz, & temeràrio negòcio parecerà condenar eu por apôcriphas cousas, tam sabidas de todos, & nunca postas em dúvida, & que sendo aceitas por discurso de tantos Annos, parecem ser sagradas inviolaveis; mas confio, que os homens que com entendimento, & sem paixào me lerem, teràm meu trabalho por bem empregàdo, & ser mais digno de agradecimento que de reprehensaõ: porque a mim nao me moveo o amor, òdio, ou esperança de algum interesse, de Princepes que ha quinhentos annos que passaraõ né cobiça de ganhar honra com Autores môrtos, que jâ por si naõ pòdem tornar, & que sendo vivos nào se pudèraõ defender. Mas desejo de mostrar a verdade, que todos os bons devem seguir, & abraçar, & que por si se descôbre & manifesta. Moveume principalmente, a muita indignaçaõ que tinha de ver por culpa dos antígos, & negligencia dos presentes, maculâda a honra, & fama de muytos Princepes, & Princesas deste Reino, de quem se pudéraõ recontar muytas heròycas virtudes contrârias aos males que lhes falsamēte empoem, contra o custume de todas as Naçoēs; que nas historias que fizeraõ de seus Reys, sempre buscáraõ as mais notaveis virtudes, & honrosas partes que tivèraõ pera honràrem suas memorias."
(excerto do texto, Chronica do Conde Dom Henriqve fundador do Reino de Portugal)
Duarte Nunes de Leão (Évora, 1530? - Lisboa, 1608). "Jurista, linguista e historiador português, de origem judaica, nasceu em Évora, provavelmente em 1530, e morreu em Lisboa em 1608. Formou-se em Direito Civil pela Universidade de Coimbra, desempenhando mais tarde o cargo de desembargador na Casa da Suplicação. Defendeu a anexação de Portugal por Castela, mas foi depois mal recompensado pelos governantes filipinos, que lhe moveram ou deixaram mover perseguições, certamente explicáveis pelo antissemitismo corrente na época. A sua obra cobre fundamentalmente três áreas: o Direito, a História e os estudos linguísticos. Na primeira, publicou diversas coletâneas de documentos. A estes trabalhos parece ter dedicado a década de 1560. No capítulo da historiografia, deixou-nos algumas interessantes investigações de carácter biográfico e genealógico sobre a casa real portuguesa, e ainda uma Descrição do Reino de Portugal, que data de 1610. A terceira dimensão da sua obra é porventura a mais relevante. Nunes de Leão publicou estudos pioneiros sobre o nosso idioma. Em 1576 veio a lume uma Ortografia da Língua Portuguesa, em que se assumiu como o fundador, no nosso país, dos estudos ortográficos. Em 1606 publicou uma Origem da Língua Portuguesa. Sabe-se ainda da existência de outros escritos, nomeadamente nos domínios da lexicologia e da etimologia, que contudo se perderam."
(in http://www.infopedia.pt/$duarte-nunes-de-leao)
Ainda sobre Duarte Nunes de Leão, diz-nos Inocêncio: “Licenceado em Direito Civil e Desembargador da Casa da Supplicação, escriptor mui laborioso e applicado, como se vê pelas muitas obras que compoz, imprimindo algumas em sua vida, e deixando outras ainda ineditas: na reunião de Portugal á corôa de Hespanha por morte do Cardeal Rei abraçou calorosamente os interesses de Filippe II, cujo pretendido direito de successão defendeu por escripto contra os que o impugnavam.-foi natural d’Evora, e faleceu em Lisboa, d’edade mui provecta ao que parece, no anno de 1608.-e. Primeira parte das Chronicas dos Reis de Portugal, reformadas, etc. Lisboa, por Pedro Craesbeeck 1600. fol.-ibi, por Francisco Villela 1677. fol. de 205 folhas.- e ibi, por Manuel Coelho Amado 1774. 4.º 2 tomos com 326-394 pag.-comprehende esta primeira parte as chroricas dos reis, desde o conde D. Henrique inclusive, até D. Fernando.”
(Inocêncio II, 210.)
Encadernação do século XVIII inteira de pele, com as pastas trabalhadas, com nervuras e dourados na lombada.
Exemplar em bom estado geral do conservação, enferma no entanto alguns defeitos de relevo: 1.ª f. (em bco) rasgada; manchas de humidade visíveis nas folhas iniciais e nas últimas 30 f.; restauro antigo à cabeça, atinge a 1.ª parte da obra, incluindo as f. de rosto e anterrosto, as licenças e a Crónica do Conde D. Henrique, suprimindo, nalguns casos, as primeiras linhas do texto; pasta posterior com defeitos.
Raro.
Peça de colecção.
150€

Sem comentários:

Enviar um comentário