30 março, 2018

PEREIRA, Luciano - OS ANIMAIS E OS CONTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES. [Prefácio de José Victor Aragão]. [Setúbal], Sector de Documentação do Centro de Recursos Educativos da E. S. E. do Instituto Politécnico de Setúbal, 1991. In-8.º (20,5cm) de 134, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Estudo desenvolvido no âmbito do Mestrado em Literatura Comparada (Portuguesa e Francesa) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Exemplar policopiado de uma tiragem não declarada de 300 exemplares. Ilustrado com bonitos desenhos e reproduções de obras de arte relacionadas com o tema.
"O nosso discurso sobre os animais continua a evidenciar muitos fantasmas. Nesse domínio, as nossas utopias remetem-nos para um tempo primitivo e o nosso imaginário permanece arcaico.
Os animais, tal como nas eras remotas, continuam a obsecar os homens. Os sonhos, as artes, o folclore patenteiam o bestiário angustiante que nos possibilita nomear o inefável.
Em todos os tempos, os animais constituíram um dos mais preciosos materiais para as representações das forças e dos conflitos interiores auxiliando assim os percursos da existência humana. Longa é a tradição que testemunha e dá corpo a essa vitalidade. [...]
Rica é, neste domínio, a tradição literária, todavia é seguramente a literatura tradicional e oral que lhe confere a sua maior dimensão. [...]
Na literatura tradicional o Bestiário surge, pujante, como um dos patrimónios mais ricos de qualquer cultura, permitindo projecções e utilizações individuais com valores emocionais capazes de explicitar a própria afectividade."
(Excerto da Introdução)
Índice:
I - Prefácio. II - Introdução. III - O Conto, o seu Estudo, a sua Caracterização e as suas Funções. IV - Animais dos Contos Tradicionais e suas Funções. V - O Bestiário Tradicional Português e o Bestiário Medieval. VI - O Animal, o Conto e o Ser. | Bibliografia.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro e muito interessante.
Sem registo na base de dados da BNP.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário