24 março, 2018

AUDITÓRIO - RTP : Radiotelevisão Portuguesa. [S.l.], [RTP], [1969]. In-8.º (23,5cm) de 221, [3] p. ; il. ; [5] f. desd. ; B.
1.ª edição.
Estudo pioneiro, verdadeira peça de arqueologia radiotelevisiva. Trata-se de um curioso e interessantíssimo trabalho/relatório sobre medição de audiências televisivas, o primeiro que sobre este assunto se publicou entre nós.
Ilustrado com inúmeros gráficos e quadros estatísticos, cinco deles em folhas desdobráveis. Inclui reprodução do documento utilizado no inquérito.
"Apresentamos nesta publicação alguns elementos sobre o auditório da televisão no nosso país, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo.
A avaliação da audiência atingida pelas suas emissões e a sua correspondente extratificação é um dos principais problemas que se põe a qualquer estação radiodifusora - quer se trate de rádio quer de televisão. Com efeito, dada a circunstância de a sua comunicação com o «seu público» ser feita multidireccionalmente «para o ar», a questão é de importância vital. Devem ainda destacar-se as duas metas a atingir com qualquer dos veículos de informação referidos: por um lado, a sua função educativa e recreativa; por outro, a sua utilização como «meio» de difusão publicitária. Este último aspecto, ìntimamente relacionado com o desenvolvimento económico do País, dada a dimensão das verbas movimentadas, obriga a profunda análise tendente a «ver» e a «prever» a sua rentabilidade.
Os estudos do auditório dos «meios» rádio e televisão apresentam dificuldades que se podem classificar de duas espécies: técnicas e institucionais.
As dificuldades técnicas têm-se resolvido por meio da experiência adquirida em repetidos ensaios dos vários sistemas em uso, todos diferentes e aplicáveis segundo os objectivos visados.
As dificuldades de tipo institucional são devidas à concentração e proliferação de estações emissoras e correspondente programação das mesmas. Entre nós, se são importantes estas dificuldades, no domínio da rádio, tal não se verifica quanto à televisão, pelo menos enquanto o 2.º programa desta não entrar em funcionamento pleno, quer do ponto de vista geográfico, que de programação. [...]
A RTP, consciente da importância destes problemas, promoveu através da sua Divisão de Relações Exteriores, Serviço de Estatística, um estudo deste tipo, estendido a todo o País, e incidindo sobre a 2.ª semana de Janeiro de 1969."
(Excerto da Nota explicativa)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas apresentam sinais de humidade junto ao corte inferior, mais visível na contracapa, atingindo as três últimas folhas do livro.
Raro.
Sem registo na BNP - Biblioteca Nacional.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário