14 julho, 2016

ZARCO, Henrique - IMAGENS DO ALENTEJO (Documentário da Vida Alentejana). [S.l.], [s.n. - imp. na Imprensa Artística, Limitada, Lisboa], 1936. In-8.º (19cm) de 151, [9] p. ; [3] f. il. ; B. Colecção "Amanhã", 2
Capa de Clímaco.
1.ª edição.
Conjunto de crónicas dedicadas ao Alentejo e às precárias condições de vida da sua população.
Livro ilustrado com belíssimas estampas intercaladas no texto da autoria de Manuel Ribeiro de Pavia, naquela que terá sido a primeira obra literária a que o Mestre emprestou a sua colaboração artística.
Imagens do Alentejo é um "documentário vivo e calcinante, sem grandes preocupações literárias, da fecundante região dos grandes senhores e dos grandes escravos, é uma obra essencialmente regionalista, onde são cantadas as belezas do seu solo, e as grandezas e misérias do seu povo, pelo joven alentejano Henrique Zarco.
Êste novel escritor, ao delinear esta obra, quis chamar a atenção dos homens de letras, artistas e governantes da nossa terra para essa fecundante região que se estende ao longo duma planície tam vasta, que se perde de vista na imensidade do dourado das espigas trazidas à superfície pelo esfôrço hercúleo dos seus filhos e... que não lhes garante o pão para o seu sustento.
É, pois, para êsse manancial de beleza ardente e artística, em cujo solo escaldante se abrasa a e esquece êste nobre povo alentejano, que apelamos para todos os corações sensíveis, que auscultem a vida desta dolente gente que revolve a terra em busca do minério e do pão."
(excerto da nota dos editores)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas, lombada e f. anterrosto frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário