04 julho, 2016

THE ANGLO-PORTUGUESE TELEPHONE COMPANY LIMITED. Inaugura em 1930 o serviço telefonico automatico em Lisboa - Como Usar o Telefone Automatico. [S.l.], A. P. T. C.º L.td [imp. no Centro Tip. Colonial], [1930]. In-8.º (11x18cm) de 26, [4] p. ; [1] f. desd. ; il. ; B.
1.ª edição.
Brochura informativa (e "educativa") para a boa utilização dos aparelhos telefónicos, na sequência da instalação do serviço automático em Lisboa.
Ilustrada com desenhos exemplificativos no texto e um com desdobrável, também ilustrado, de generosas dimensões (25,5x50cm) - Demonstração da maneira como se efectua uma ligação entre dois Assinantes da Rêde Automatica.
"A Companhia dos Telefones inaugurou os seus serviços em Portugal no ano de 1881, e antes de ter completado as suas bodas de ouro, vai dotar a cidade de Lisboa do mais moderno sistema usado no mundo: a Telefonia Automatica.
O telefone chegou a Portugal 5 anos depois da sua invenção, e o telefone automatico dois anos depois da França e da propria Inglaterra o terem adoptado.
Mas, o que é preciso frizar ao publico, é o que representa de interesse pelos seus Assinantes, a transformação que a Companhia vai executar nas suas belas e modernas estações da «Trindade» e depois «Norte», onde o material para serviço manual era do mais recente fabrico e instalado sob a perfetibilidade tecnica admirada por todos os tecnicos de Telefonia estrangeira que nos teem visitado.
Pois a Companhia, só no desejo de cumprir com os seus deveres de bem servir o publico, vai pôr de parte esse excelente material e substitui-lo por material automatico, obra que lhe importará em cerca de 250.000 libras. Mas era uma obra de civilisação e por isso a Companhia julgou indispensavel realisa-la. [...]
Na telefonia automatica, o Assinante tem uma parte activa e que tem de ser inteligente, na realisação da sua chamada.
Se o Assinante não proceder rigorosamente segundo as instrucções que a Companhia lhe vai fornecer escusa de increpar... o mau serviço das telefonistas, as faltas de atenção, etc., etc.
É o sistema ideal para a Companhia, que ao suprimir a parte manual, liberta de si a grande maioria das responsabilidades que lhe são assacadas de mau serviço.
O publico que falar ao telefone tem de saber o que está fazendo. Nem atrapalhações nem precipitações nem faltas de atenção. O aparelho é mecanico e não corresponderá senão á marcação exacta. [...]
Este folheto vem dar-vos algumas instrucções. Cumpri-las estritamente é a unica maneira de colher do telefone automatico aquele valor de utilidade que torna superior este sistema a qualquer outro, e cujas caracteristicas para bom funcionamento se resumem em duas:
Material: perfeição
Utilização: inteligente"
(excerto da introdução)
Matérias:
- Maneira de utilizar o telefone automatico. - O «Marcador».
I - Para fazer uma chamada para outro telefone automatico. II - Para chamar os Bombeiros. III - Reclamações. IV - Informações. V - Escritorios da Companhia. VI - Troncas. VII - Assinantes de tarifa por chamadas. XVIII -  Erros de marcação. XIX - Aviso importante. X - Para responder a uma chamada. XI - Para desligar.
- Chamadas para telefones de sistema não automatico. - Quem quiser utilizar-se do telefone automatico com exito não deve esquecer o seguinte: [16 itens]. - Generalidades que interessam os assinantes de telefones não automaticos. - O que tem de se esquecer [Entre outras preciosidades], O habito de bater com o descanso do auscultador; O habito de perguntar «Que horas são?»; O habito de perguntar «Onde é o fogo?»; O habito de esperar que nos digam que o numero desejado «Está a falar» ou «Não responde».
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse para a história das telecomunicações em Portugal.
Peça de colecção.
20€

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