06 julho, 2016

BRANCO, Comandante Fernando - NOVELAS SUBMARINAS : episódios históricos de submarinos portugueses e aliados durante a grande guerraPelo... 2ª edição. Lisboa, Livraria Sá da Costa, 1936. In-8.º (19cm) de [8], 272 p. ; B.
Colecção de episódios passados em (e com) submarinos durante a Grande Guerra. 
Matérias:
I - Um cruzeiro em imersão: Serviço de um submarino português em guerra. II - A Marinha de Guerra Portuguesa... A Heróica!: Notável episódio do «Augusto de Castilho». III - O pássaro e o peixe: Combate singular entre um submarino e um aeroplano. IV - «Um cardume... de submarinos!»: Falso alarme de submarinos inimigos. - Episódio curioso por que passou um submarino português durante a guerra. V - Horas de angústia: Momentos terríveis dentro dum submarino afundado. - O que passaram êsses heróis obscuros da Grande Guerra e uma salvação movimentada. VI - A descoberta de Perpignan: Episódio patriótico da Grande Guerra. - O que uma esquadrilha de submarinos portugueses viu numa travessia do Mediterrâneo, em plena guerra. VII - A terrível ratoeira: Captura dum submarino numa rêde de defesa. VIII - O «bluff» britânico!: História dos navios fantasmas inventados pelos ingleses durante a Grande Guerra. IX - A expiação: Morte lenta dum submarino afundado. - Como acabaram muitas guarnições de alguns submarinos inimigos depois dos seus sucessos. X - O rádio do armistício!: Episódio dum submarino português na Grande Guerra. - O que se passou a bordo do último submarino português que fez a guerra, no dia 11 de Novembro de 1918, no momento solene em que a assinatura do armistício foi comunicada ao Mundo.
Fernando Augusto Branco (1880/1890-1940). “Foi um militar, escritor, político e diplomata português. Oficial da Marinha, inicialmente serviu no Exército. Tinha o Curso Naval de Guerra e era especializado em torpedos e em navegação submarina. Durante a Primeira Guerra Mundial serviu nos submarinos que faziam cruzeiro de vigilância ao largo da Barra do Rio Tejo. Promovido a Capitão-Tenente em 1939. Atingiu o posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra, foi  Adido Naval em Londres e, na vigência da situação política saída do Movimento Militar de 28 de Maio de 1926, durante a Ditadura Nacional, exerceu durante largo tempo, no 7.º Governo da Ditadura, de Domingos Oliveira, as funções de 133.º Ministro dos Negócios Estrangeiros, de 21 de Janeiro a 9 de Setembro de 1930, de 4 de Outubro de 1930 a 19 de Maio de 1931, de 15 de Junho de 1931 a 22 de Janeiro de 1932 e de 22 de Março a 11 de Junho de 1932, no exercício das quais se deslocou várias vezes a Genebra, onde, nas Assembleias da Sociedade das Nações, usou da palavra em nome de Portugal, e sobraçou, também por vezes, a pasta de Ministro da Marinha Interino de 11 a 16 de Outubro de 1930 e de 22 de Abril a 12 de Maio de 1931. Obras publicadas: Novelas marítimas e Novelas submarinas."
(fonte: wikipédia)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.

15€

Sem comentários:

Enviar um comentário