20 julho, 2016

BANHOS DE S. PAULO (aguas cloretadas e sulfureas). Ano de 1932 - COMPANHIA DAS AGUAS  MEDICINAIS DO ARSENAL DE LISBOA. Lisboa, Imprensa Libânio da Silva, [1933]. In-8.º (22,5cm) de 32, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Balanço histórico e analítico da actividade das águas medicinais do Arsenal de Lisboa, que abasteciam os Banhos de S. Paulo.
Contém um estudo de 1922 elaborado pelo eminente Prof. Charles Lepierre, cujos resultados são comparados com trabalhos anteriores, desde a 1.ª análise, em 1857, pelo Dr. Abel Jordão.
O Relatório do ano de 1932, é da responsabilidade dos directores médicos José Manuel Ribeiro e Jayme Moreira de Carvalho, e inclui, a descrição de casos clínicos dados como curados por interferência directa das águas de S. Paulo.
"A Água do Arsenal brota junto da arcada ocidental do Terreiro do Paço, próximo da estação dos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste. Nasce a água ou é colhida dentro dum poço. Uma bomba, movida elèctricamente, aspira a água do poço e por uma extensa canalização de chumbo leva-a até ao estabelecimento balnear denominado Banhos de São Paulo, perto da igreja do mesmo nome."
(excerto da introdução, A análise das Águas Medicinais do Arsenal de Lisboa, feita pelo Prof. C. Lepierre)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa apresenta vinco vertical.
Raro.
Sem registo na BNP.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário