05 julho, 2016

VELHO, Dr. A. A. Martins - AS POTÊNCIAS OCULTAS DO HOMEM OU OS GRANDES PROBLEMAS DA VIDA. Magnetismo - Espiritismo - Ocultismo. Lisboa, Livraria Classica Editora de A. M. Teixeira, 1920. In-8.º (19cm) de 420 p. : [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
"Sob a epígrafe comum de telepatia compreendem-se diversas ordens de fenómenos, tais como - os sonhos verídicos e proféticos; os pressentimentos; as intuições; e as alucinações telepáticas.
Telepatia é uma palavra de origem grega, que etimológicamente considerada significa: sofrimento ou acção dolorosa exercida através de grandes distâncias.
Compreende por isso o estudo de todos os fenómenos psíquicos, em que se dá a transmissão mental de pensamento, entre pessoas separadas por enormes distâncias; ou a visão instantânea de sucessos longínquos; ou a previsão de sucessos futuros por meio de sonhos, intuições ou pressentimentos por uma forma mais ou menos precisa e definida.
Todos estes fenómenos de uma natureza misteriosa (por desconhecida) provam, embora indirectamente, que no ser humano existe, alêm da matéria organizada, um quid misterioso, para o qual não há distâncias; pois que o pensamento e o sistema nervoso de um indivíduo pode vibrar harmónica e sincronicamente com o de outro, embora os dois indivíduos estejam afastados um do outro por milhares de quilómetros.
Alguns destes fenómenos provam tambem que, em determinados casos, o conhecimento antecipado de sucessos futuros pode ser uma realidade."
(excerto do Cap. V, A Telepatia)
Index:
I - A Sciência Antiga. II - Os componentes do homem. III - Donde vem êle? IV - O Magnetismo. V - A Telepatia. VI - Alucinações telepáticas. VII - A Teoria Espírita. VIII - Ideias gerais sôbre a historia do Espiritismo. IX - Primeiros fenómenos. X - Considerações Gerais. XI - Filosofia Espírita. XII - Trabalhos experimentais de Espiritismo - Sessões e Mediuns. XIII - O Plano Divino.
Afonso Acácio Martins Velho (1848-1929). “Advogado, escritor e conhecido espírita português. Foi o primeiro Presidente da Federação Espírita Portuguesa (FEP). Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Exerceu advocacia nas cidades de Tomar, Elvas e Lisboa. Foi um dos mais prestigiados precursores do Espiritismo em Portugal, tendo participado, durante muito tempo, das reuniões mediúnicas promovidas pelo médium português Fernando de Lacerda, e outras, onde se encontravam presentes a médium Madalena Frondoni Lacombe e o Dr. José Alberto de Sousa Couto. Colaborou, de1905 a 1909, na revista Estudos Psíquicos (1ª fase), de José Alberto de Sousa Couto, e na Revista de Espiritismo, da FEP. Como escritor espiritualista tem vários livros publicados. Foi autor de monografias sobre o ocultismo, e praticante do hipnotismo e do magnetismo animal, tendo realizado experiências referentes ao animismo, muitas delas relatadas nas suas obras e diversos artigos que escreveu sobre estes temas."
(fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Sem contracapa. Contém sublinhados a lápis.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário