28 julho, 2016

SIENKIEWICZ, Henrik - QUO VADIS. Versão portuguesa de Mayer Garção. Desenhos de Districht, Alfredo de Moraes e Sousa e Silva. Gravuras de Carlos Traver. Lisboa, Bibliotheca Popular : Empresa Editora de Publicações Illustradas, [191-]. In-4.º (25,5cm) de 669, [3] p. ; [1] f. il. ; il. ; E.
Romance histórico, clássico da literatura mundial.
Edição luxuosa, não datada, publicada provavelmente na 1.ª década do século passado. Muitíssimo ilustrada com belíssimas capitulares, desenhos no texto e gravuras em página inteira. Inclui um retrato do autor em separado da autoria de Sousa e Silva.
"Henryk Sienkiewicz (1846-1916) foi um jornalista polaco que recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1905 pelos seus "excelentes méritos enquanto escritor épico".
Em Quo Vadis, o autor ilustra o conflito das ideias morais no seio do Império Romano - um conflito que provocou a queda da imoralidade pagã e permitiu ao Cristianismo tornar-se a força dominante da história. Este romance pungente fala do amor que nasce entre uma jovem cristã, Lígia, e um romano pagão, Marco Vinício. Tem lugar na cidade de Roma sob o regime do brutal imperador Nero.
O conflito descrito em Quo Vadis sempre foi de grande interesse para uma vasta audiência de leitores. Quo Vadis é a obra-prima intemporal de Sienkiewicz e foi traduzida para mais de cinquenta línguas."

(fonte: wook.pt)
"Era perto de meio dia quando Petronio acordou, e, como de costume, extremamente fatigado; assistira na vespera, a um festim no palacio de Nero. Havia algum tempo que a sua saude deixava muito a desejar e que não acordava tão bem disposto como outr'ora. Comtudo, o banho matinal e uma habil massagem conseguiam sempre activar-lhe a circulação preguiçosa do sangue a reanimar-lhe as forças de tal forma, que ao sahir do elœothésium (a ultima sala do banho) parecia remoçado, os olhos brilhavam-lhe e o seu aspecto era tão prestigioso que nem o proprio Othão poderia com elle rivalisar. Merecia então bem justificadamente o seu consagrado cognome de Arbitro das elegancias."
(excerto da Primeira Parte, Cap. I)
Encadernação editorial gravada a seco e policromada nas pastas e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Desgaste do manuseio, na capa posterior, nas extremidades, junto à lombada.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário