27 julho, 2016

CORRÊA, José Augusto - PHILOSOPHIA DIVINA E HUMANA. Paris; Lisboa, Aillaud, Alves & Cia : Rio de Janeiro; S. Paulo; Belo Horizonte, Francisco Alves & Cia, 1912. In-8.º (19cm) de 342, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
"Quando o espirito soffre das miserias humanas e não encontra lenitivo nas affeições terrenas, o pensamento eleva-se a páramos divinos e haure o balsamo espiritual nas sublimidades do infinito. Eis a origem e a necessidade da philosophia. Todo o philosopho de genio tenta crear um mundo moral differente do que existe e encerra, para elle, profundos defeitos que lhe cumpre remediar. D'ahi a variedade de systemas philosophicos que teem iluminado os periodos historicos."
(excerto da Introdução, Necessidade da Philosophia)
Índice Geral:
Introducção: Evolução Humana e Scientifica. Necessidade da Philosophia.
Primeira Parte - Philosofia Divina
- Formação dos Mundos. - Espirito e Materia. - A Ideia Religiosa. - Existencia de Deus. - Mysticismo e Fanatismo. - O Infinito. - Religião e Militarismo. - O Genio. - A Religião e o Civismo na Educação e na Instrucção. - Critica e Cultos. - Decadencia das Religiões. - A Religião do Futuro.
Segunda Parte - Philosofia Humana
- A Mulher. - O Homem. - O Amôr. - A Liberdade. - Educação e Instrucção. - Direitos e Deveres. - O Bello e o Sublime em a Natureza e na Arte. - Politica. - Fraternisação e Associação dos Povos pela Instrucção. - O Cultivo do Espirito. - A Justiça. - O Espirito Associativo. - Das Leis. - O Duello e o Suicidio. - Depopulação. - A Coragem na Morte. - Immortalidade.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário