10 julho, 2016

LEITE, Bertha - A LENDA DA PRAIA DO GUINCHO. [S.l.], [s.n. - imp. na Typographia do Commercio, Lisboa], 1921. In-8.º (17,5cm) de 45, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Primeira, e uma das mais apreciadas obras de Berta Leite. Impressa em papel de linho.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa da autora.
"Reza a lenda que, no século XIII, foi a partir destas areias que ecoou pela povoação toda o "guincho" de uma donzela que anunciava a conquista de Alcácer do Sal aos mouros pelo exército de D. Afonso II, onde combatia o seu noivo."
(www.ncoisasnossas.com/pt) 
"Por aquella aridez asperamente selvagem onde o sol dardeja jorros de luz crúa, ha para além de Cascaes, um forte abandonado que nada diz. E, no entanto, foi construido sobre as ruinas do Castello que abrigou esta mirifica lenda portugueza!"
(excerto do preâmbulo)
"Na costa onde o mar continúa a rugir preces altivas, escalavrando rochedos hirtos e elevando a uma possança extraordinaria o enobrecimento do rythmo, ouve out'rora sob o reinado de D. Affonso II, uma filha de santos pescadores, que por mando do Senhor do Castello, D. Pedro de Portugal, foi feita sua serva. Ainda que submisso e prudente o pae achara-se cobarde de não se ter revoltado.
Tinha talvez podido fugir á prisão e ao azorrague e subtrahir a filha ao destino que a vontade senhorial impunha.
A sua humildade hesitara em contrariar a vontade do Senhor do Castello, mas emquanto elle hesitava, levaram-lh'a os serviçaes.
Timida e chorosa, lá foi juntamente com mais duas victimas, mas essas dengosas e contentes. Andaram toda a noite cobertos pelo luar e só de madrugada avistaram ao longe as muralhas do Castello."
(excerto da Cap. I)
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado de conservação. Capa apresenta pequenas falhas de papel nas margens.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário