18 julho, 2016

ALBUQUERQUE, Pedro de Medeiros e - ULTIMO COMMANDO (Contos instantaneos). Lisboa, M. Gomes : Livreiro de Suas Magestades e Altezas, [189-]. In-8.º (19,5cm) de XIII, [3], 93 [1] p. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória manuscrita (não assinada) do autor.
Obra sem data, terá sido publicada nos últimos anos do século XIX. Trata-se de um conjunto de pequenos contos ingénuos que reflectem uma visão pessimista da vida e das vivências humanas.
Ilustrada com bonitas capitulares e vinhetas tipográficas a assinalar o início e final de cada história.
"O velho general, sempre obedecido pelos seus soldados, estava, havia mezes, paralytico. Vivia agora em uma cadeira, onde era acompanhado e tratado por duas galantes filhas, unica familia que tinha. 
A sua larga vida militar fôra cheia de serviços, de provas de coragem e de dedicação.
Nunca o seu nome fôra pronunciado nas casernas dos regimento, sem um alto respeito e especie de veneração pelo seu valor, pela sua idade e pela sua valentia!
Como era bonito ouvi'lo contar todos os muitos episodios da sua vida, todos os perigos porque havia passado! Inflammavam-se-lhe ainda os olhos com aquella chamma com que elle antigamente os illuminava, sempre que commandou, sempre que offereceu o seu constellado peito ao fogo inimigo.
N'estes momentos, parecia viver sem a doença, parecia voltar ao tempo em que era o mais bravo dos contendores e o mais disciplinador dos militares!"
(excerto de Ultimo Commando)
Contos:
- Ultimo commando. - Zit. - Herminia. - O Guarda Marinha. - Confissão. - O Echo. - Reconciliação. - Uma reliquia. - O Sal. - Morrendo! - O Crente. - O Aboletado.
Exemplar brochado (que não as de origem) em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na BNP.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário