08 julho, 2016

AGUDO, Fernandes - UM CRIME DESVENDADO : romance. Lisboa, Livraria Ferin, 1908. In-8.º (18,5cm) de 254 p. ; E.
1.ª edição.
Romance realista de costumes sobre a traição e o ciúme - o crime e a loucura.
"Este livro não se filia em escola alguma. Pertence a todas - não pertence a nenhuma. Escripto desprendidamente, sem pruridos litterarios, tem por objectivo, apenas - e isto mesmo sem pretensões - definir alguns carácteres, que todo o mundo está farto de conhecer - mas que, talvez, ainda não registasse. - O que ahi fica, são apenas notas á margem de um observador, algum tanto pessimista, mas em todo o caso coherente.
Apparece ahi uma mulher, que não é bem um typo - mas é, seem duvida, um producto exotico da neurastenia moderna. Emoldurei-a nos seus sentimentos, e, assim, vô-la apresento. As tintas do quadro vão carregadas - vão, talvez, nêgras demais: mas foi preciso aquillo para destacar. - Nouttros tempos, a mulher - que o erotismo romantico via simplesmente atravez dos anneis dos seus cabellos loiros, ou da sua tês alabastrina - era cantada entre um olhar terno e o esvasiar de uma taça de bom vinho, entre o colhêr de uma rósa e o aspirar do seu perfume. Tudo exterioridades... Hoje, não: hoje já não póde ser assim. O romance - e a poesia tambem - tem que esvurmar um pouquinho mais fundo: tem que escalpelizar anatomicamente as suas faculdades sentimentaes e tirar uma conclusão segura da sua capacidade. E, honra seja dada á natureza! depois de feita a operação, verifica-se que a mulher é ainda hoje, o que ha tres mil annos era no capitulo - sentimentos, e no paragrapho - paixão!
Mas, quando estas duas faculdades se manifestam mais intensamente, mais desgarradamente, mais abruptamente, é, sem duvida, no momento em que lhe cáem aos pés as suas illusões, ou lhe escapa, lhe foge, para se ir abraçar a outra, o homem que ella julgava seguro pelos laços do seu amor. [...]
Quem ler, pois, Um crime desvendado, não vá suppor que o auctor fantasiou: não senhor. Tudo que ahi fica são coisas do nosso meio, vividas e sentidas nas organisações do nosso espirito desiquilibrado - que, graças a Deus, já não é só de hoje! E, quem supposer tambem que a mulher, a despeito de todas as liberdades da civilisação, não é capaz de conceber, nutrir e acalentar no seu espirito uma vingança, que se possa appellidar de «monstruosa», exercida sobre o amante, quando ella está devéras apaixonada, é porque desconhece aquelle meditado pensamento de La Bruyère: «chorar o que se ama é um bem, se o compararmos com o viver na companhia de quem se odeia»."
(excerto da introdução, Esclarecendo...)
Encadernação em meia de percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário